A sala de aula invertida é uma inversão da lógica do modelo. Os estudantes entendem os conceitos antes da aula. Depois, na sala de aula com os demais, discutem o que aprenderam e tiram dúvidas sobre o conteúdo com a ajuda do professor.
Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula.
A sala de aula invertida (flipped classroom) é um método de aprendizado no qual o conteúdo é apresentado para o estudante fora do ambiente escolar. Esse primeiro contato pode acontecer por meio da internet, incluindo vídeo-aulas e games disponibilizados pelos professores, livros e textos didáticos.
A sala de aula invertida, ou flipped classroom, é uma metodologia ativa de ensino que fica embaixo do Ensino Híbrido. Ele mistura o on-line e o off-line como ferramenta para potencializar o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos.
O ensino híbrido (ou blended learning) é um tipo de metodologia ativa que combina atividades online e offline. A sala de aula invertida encaixa-se nesse conceito. Logo, pode utilizar diversos recursos para promover a aprendizagem.
Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão.
As aulas invertidas ou flipped classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, passando conhecimento a um grupo de estudantes — a ideia é que esses estudantes já cheguem em sala de aula após ter estudado o conteúdo em casa.
O modelo de sala de aula invertida é capaz de propor abordagens inovadoras, que tornam a aprendizagem muito mais envolvente, prática e significativa.
Na sala de aula invertida professores qualificados são mais importantes do que nunca. São eles que devem definir o conteúdo, as instruções e traçar as estratégias de interação face a face. Durante a aula, devem observar e dar feedback, além de avaliar de forma contínua o trabalho do aluno.
O processo de inversão da sala de aula exige do professor dois aspectos importantes: Um bom planejamento de aula, conectando as habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos na aula; Um olhar atento ao que já existe na internet de videoaulas, slides, textos, ou seja, materiais educativos.
A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.
Qual brincadeira usa o som das palavras?
Quais bactérias causam diarreia?
Como citar referências bibliográficas?
O que é antecipar fatura Itaú?
Qual é a idade de Cíntia Abravanel?
Qual o resistor para ligar um LED em 12V?
Como saber se meu certificado Certisign está ativo?
Quais são os tipos de materiais cerâmicos?
Qual reação da vacina contra raiva?
O que é o processo de Neurulação?
Quais os tipos de guarda corpo?
Quantas vezes posso usar aerolin?
Qual navegador roda Netflix 1080p?
Como e por que a Alemanha foi dividida?