Utiliza também parlendas, com cartazes e figuras, trava-línguas, leitura de imagens, músicas e revistas. Essa forma de trabalho também é apontada por outra professora, que afirma desenvolver atividades diárias com a literatura infantil.
A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.
Cabe ao professor mostrar por meio da literatura infantil uma realidade nova e criativa, deixando que as crianças descubram e se interessem mais a cada estória ouvida. Portanto, o melhor a se fazer é mostrar para o aluno que a leitura pode ser agradável e não obrigá-lo a ler.
Literatura infantil e formação da criança Como “objeto” que provoca emoções, dá prazer ou diverte e modifica a consciência de mundo, ela é tida como Arte. Mas como instrumento manipulado com intenções educativas, ela é Pedagogia.
Compartilhar leituras, apresentar curiosidades, fazer relações com a realidade atual são algumas das estratégias para encantar os jovens leitores
A literatura tem uma grande importância para o desenvolvimento dos alunos por ser uma prática que permite a evolução das habilidades socioemocionais, principalmente. ... Isso permite uma identificação do aluno com a história e com os personagens envolvidos, algo que desenvolve emoções, valores.
Hoje a dimensão de Literatura Infantil é mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis, sem contar que no ambiente familiar o hábito da leitura, fortalece o elo da criança com seus pais ou responsáveis, tornando-o, no futuro, um adulto mais seguro.
Obras literárias destinadas às crianças com dois a quatro anos de idade possuem apenas grupos de palavras e/ou poucas e simples frases. Aqui, livros são coloridos e/ou possuem muitas imagens e/ou fotos, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais livros/histórias.
Para ficarmos cientes de como é interessante a inserção da literatura infantil na sala de aula desde cedo, fizemos pesquisas bibliográficas para investigar seu uso, de forma adequada no currículo escolar.
A ideia central deste artigo é apresentar o resultado da pesquisa e posterior reflexão acerca do trabalho com a literatura infanto-juvenil nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II na escola Municipal Raimundo Guimarães do Nascimento localizada na cidade de Rio Real-Bahia.
A escola é, sem dúvida, um espaço em que a criança e os jovens passam a maior parte de seu tempo, portanto, é natural que nela ocorra, não só o contato com a literatura infanto-juvenil, mas que isso aconteça de forma prestigiada, como defende Rocha (2010) apud Zilberman (2003, p.
Com o uso da Literatura em sala de aula, temos conseguido ver em nossos alunos o surgimento do pensamento crítico e da capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento no entendimento do mundo, de seus problemas e na proposição de soluções. Vemos neles o desenvolvimento da criatividade em diversos sentidos.
Como avaliar por competências e habilidades?
O que é vulcanização de pneus?
Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500?
Qual ar condicionado é mais silencioso e econômico?
Quais são as características do pensamento lógico?
Quem nunca trabalhou de carteira assinada tem direito a auxílio-reclusão?
O que está escondido atrás do centro comunitário Stardew Valley?
Quais são os tipos de águas vivas?
Quem tem alergia a piroxicam pode tomar meloxicam?
Quais as aplicações da fluorescência?
O que é o processo de Crossing Over?
O que são lactobacilos vivos no leite?
Porque comprar na loja da Apple é mais caro?
Qual a diferença de trufas e bombons?