Sugiro 4 táticas para tangibilizar serviço:
A Intangibilidade é a característica pela qual, por não ser tangível, palpável, o serviço não pode ser experimentado antes de ser adquirido, em outras palavras, o conhecimento pelo cliente somente ocorre quando o serviço é prestado.
Intangibilidade: Esta pode ser a característica mais marcante e talvez a que apresente maior dificuldade na sua gestão. Devido à intangibilidade, há uma subjetividade muito grande na avaliação do serviço por parte do cliente, além da dificuldade de comunicar ao público em geral as qualidades daquele serviço oferecido.
Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem compra dos. Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra.
Características dos serviços - Perecibilidade Perecibilidade: Como haviamos falado, por não ser tangível, um serviço não pode ser estocado, e assim muitas vezes ele só tem valor em um determinado momento. Isso pode trazer muitos problemas para empresas prestadoras de serviços.
Enquanto produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, esgotando-se e perdendo prazo de validade, o serviço tem limitações de disponibilidade associadas a recursos humanos e materiais, e dependem da participação ou presença do cliente para acontecerem.
Serviços são perecíveis, isto é, não podem ser estocados. Assim, são temporais, prestados num tempo e local precisos. O que essa característica gera para o marketing de serviços? Uma pressão e uma necessidade de encontrar um ponto ótimo entre a oferta e a demanda do serviço.
Quais são as características do marketing de serviços? ... Intangibilidade: o serviço não pode ser tocado ou visto. Inseparibilidade: o serviço está vinculado ao prestador, não existindo sem que haja contato – e, muitas vezes, colaboração – entre ele e o cliente.
Além da intangibilidade e da inseparabilidade vistas, os serviços também possuem outras características visivelmente diferenciadas como a Variabilidade e a perecibilidade, que veremos a seguir.
Nesse último aspecto os serviços se mostram em seu pleno caráter intangível, pois, as habilidades das pessoas envolvidas é que fará o serviço se efetivar. 2.1- INTANGIBILIDADE São as intangibilidades, que farão com que o fornecedor tente tornar tangível a abstração em que já se consiste o serviço.
Sejam eles: competência gerencial, estimativa dos custos de qualidade, avaliação da expectativa e percepção do cliente em relação ao serviço prestado, identificar e corrigir as falhas comumente observadas nos procedimentos efetuados.
Da mesma forma, se a qualidade em qualquer organização deve está presente, numa prestadora de serviço ela deve ser viceral. Atender bem ao cliente é garantia de lucratividade, novos clientes, confiabilidade, competitividade, eficiência, profissionalismo e sobre tudo respeito ao consumidor.
O gerenciamento dos serviços públicos, portanto, passa pela compreensão dessas características e da sua consideração tanto no desenvolvimento dos serviços quanto nesse processo de gestão.
Como você reconhece uma igreja barroca no Brasil?
Quanto custa o transporte de uma moto por avião?
Como fazer para levar um cachorro para outro país?
Como fazer a trança de cabelo solto?
Quais são os HPV de baixo risco e de alto risco?
Como transportar cachorro na caçamba da caminhonete?
Como tirar DRT de diretor de cinema?
Como tirar fotos de corpo inteiro sozinho?
Como compartilhar som no Google Meet?
Como tirar Selfie do corpo inteiro?
Como entender o inglês falado rápido?
Como trabalhar o músculo braquial?