Para solicitar o cartão Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Documentos necessários: Documento pessoal com foto (RG, CNH, CIE...), com data de emissão de até dez anos (cópia simples); CPF (caso o número não conste no documento apresentado) (cópia simples);
Os passageiros com idade entre 60 e 64 anos devem atualizar seu cadastro no site sptrans.com.br/cadastro, conferir seus dados e selecionar a opção de receber o novo cartão em casa. O prazo de envio pelo Correio é de até 10 dias, sem custo para o passageiro.
Para solicitar o BU Especial -Idoso é necessário comparecer a um dos Postos de Atendimento ao Passageiro Especial de Gratuidades, portando os seguintes documentos:Documento pessoal com foto (RG, CNH, CIE) – original e cópia simples;CPF – original e cópia simples (caso o número não conste no documento apresentado);
Onde tirar o cartão do idoso
Para emitir seu cartão, o idoso deve procurar o órgão de trânsito estadual (DETRAN), municipal ou a prefeitura do município onde reside, desde que ela seja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Conforme a LEI 17.542 DE 22/12/2020, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa somente será concedido para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Os cartões concedidos às pessoas com idade inferior ao estabelecido na lei serão aceitos até 31/01/2021.
41 curiosidades que você vai gostar
A mudança faz parte de um projeto proposto pelo prefeito Guti de acabar com o passe-livre para idosos de 60 a 64 anos. O PL foi sancionado após aprovação na Câmara dos vereadores no dia 23 de dezembro. A mudança, porém, não afeta quem já era tinha direito ao benefício. O valor da tarifa na cidade é de R$ 4,60.
Publicado 13/05/2021 - 13h33
O governo de São Paulo já confirmou nesta quarta (12) que deve manter a gratuidade somente para os idosos com 65 anos ou mais e não segue por enquanto a decisão da Justiça. O benefício era previsto em lei desde 2013.
Para emitir o cartão, o idoso deve dirigir-se ao Sindiônibus, munido dos seguintes documentos: CPF, comprovante de residência e RG original. No caso de perda ou roubo, o usuário deve se dirigir a sede do sindiônibus com o Boletim de Ocorrência, o CPF e o RG.
Os atendimentos à gratuidade no transporte coletivo de Belo Horizonte - Cartão BHBUS Master (idosos a partir de 65 anos) e Cartão BHBUS Benefício Inclusão -, já podem ser feitos no BH Resolve, na avenida Santos Dumont, 356, Centro, de 8h às 17h.
Entre em contato com o RioCard Mais Atende pelo telefone (21) 2127-4000 ou se dirija a uma das Lojas Riocard Mais para solicitar um novo cartão e/ou obter maiores informações. A Central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h.
Cartão Sênior deve ser apresentado nos veículos. Para o agendamento (site da RioCard) e o cadastramento (loja da RioCard), o idoso deve comparecer com os seguintes documentos originais: RG (identificação oficial com foto), CPF e comprovante de residência.
Direito à Gratuidade – Idosos
O idoso com idade mínima de 60 anos e que possua renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito à gratuidade no transporte rodoviário interestadual de passageiros.
§ 1º- Para ter acesso ao sistema metroviário, o beneficiário deverá portar, também, o bilhete especial a ser fornecido pelo METRÔ.
...
Somente com doença oportunista: A15 até A19;A52.A52.A52.B58 e B59; J13 até J18; e J65; C46 ; G63.
USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.
O funcionamento do Posto do Transfácil no BHResolve é de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h. Não é necessário agendar e o atendimento será feito por ordem de chegada. Levar: documento de identidade, CPF e comprovante de endereço atual (máximo 6 meses).
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
Ligue no Serviço de Atendimento ao Cliente ÓTIMO – SAC ÓTIMO METROPOLITANO (31) 3516-6000 (opção 1) e agende um horário no posto ÓTIMO Sênior mais próximo de você.
Serviço – Central da CidadaniaAtendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas;Para agendar, clique aqui.Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante;Mais informações: 3444-8444.
Endereços:Vapt Vupt - Antônio Bezerra. Rua Demétrio de Menezes, 3750, ANTÔNIO BEZERRA 60356-552.Vapt Vupt - Messejana. Av. Jornalista Tomaz Coelho , 602, ... RioMar Fortaleza. Des. Lauro Nogueira, 1500, ... Shopping Del Paseo. Av. Santos Dumont, 3131, ... Central de Atendimento da AMC. Av. Desembargador Gonzaga, 1630,Sede AMC.
Confira os requisitos para receber o benefício:Comprovar o tipo de deficiência que possui (física, mental, auditiva, visual ou múltipla) através do laudo médico padrão emitido pela Rede Pública de Saúde dos níveis Municipal, Estadual, Federal ou pela rede conveniada ao SUS;Residir em Fortaleza;
A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1º de fevereiro de 2021 serão cancelados.
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o retorno da gratuidade do transporte público para idosos entre 60 e 64 anos. A decisão permite o transporte gratuito no metrô da capital paulista, em três da Região Metropolitana e nos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.
Antes a gratuidade valia para idosos a partir de 60 anos. No PL 16/2021, o autor defende que o acesso gratuito das pessoas idosas ao transporte público coletivo é uma forma de promover justiça social, já que a aposentadoria não sofre os mesmos reajustes de salários de profissionais da ativa.
Apesar de decisão judicial, gratuidade do transporte de 60 a 64 anos continua suspensa em SP - 12/05/2021 - Cotidiano - Folha. Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você.
1. Idosos. Como já vimos, todas as pessoas acima de 65 anos têm o direito garantido da gratuidade no transporte público, mas cidades legislam de forma diferente sobre as necessidades para a requisição do benefício, logo cada município tem alguma especificidade na sua concessão.
Como fazer uma boa prova objetiva?
Como transformar potência em raízes?
Qual a melhor forma de resolver um problema?
O que fazer quando se perde a confiança no marido?
Como resetar o alarme da Taramps?
Como podemos resolver problemas de programação linear no Solver?
Como fazer fatoração de produtos notáveis?
Como resolver questões de português?
O que precisa para montar uma torneira?
O que fazer quando o Emissor de NF-E não abre?
Quando se preocupar com rachaduras na parede?
Como resolver as potências e raízes?
Como controlar a temperatura dentro de uma estufa agrícola?
Como descobrir raiz quadrada não exata?
Quais doenças podem ocorrer devido à exposição excessiva a umidade?
Como ocultar um botão de comando no Excel?
Como instalar Visual Studio Code Ubuntu?
Como configurar água no VRAY 20?