A extração. A coleta é feita em um centro cirúrgico, com sedação. O que é extraído, por meio de uma espécie de agulha acoplada a um aparelho de ultrassom, são os folículos dos ovários, dentro dos quais estão os óvulos. Podem ser realizadas várias coletas, em ciclos diferentes.
Em média, são 10 a 15 óvulos guardados – congelados em nitrogênio líquido a -196ºC e armazenados para a hora que a pessoa decidir usá-los. O procedimento de coleta e congelamento custa em torno de R$ 12 mil a R$ 15 mil.
Por volta da 16ª a 20ª semana de gestação, o feto feminino possui o número máximo de óvulos que terá durante a sua vida. Neste período, há ao redor de 6 a 7 milhões de óvulos.
Todo esse processo dura em torno de 15 minutos e, para que seja totalmente indolor e o mais tranquilo possível para a paciente, é realizado sob sedação. Feito isso, a paciente é encaminhada para o repouso pós-anestésico, para se recuperar do efeito da anestesia.
Ainda não há uma resposta consensual na literatura médica para determinar o número ideal de óvulos para a fertilização in vitro. Alguns trabalhos sugerem que uma quantidade boa seja entre 8 e 14 óvulos, o que muitas vezes é suficiente para formar embriões de boa qualidade para a transferência embrionária.
São de vários tipos, conforme mostra a figura: na imensa maioria dos ciclos menstruais, um único folículo (chamado antral) se rompe e libera o óvulo (ovulação). Acontece que, em alguns ciclos menstruais, podem crescer folículos com óvulos de pouca qualidade, ou mesmo sem óvulos.
As mulheres nascem com uma média de 2 milhões de óvulos em seus ovários. Nesse sentido, por cada ovulação ocorrida durante a sua vida reprodutiva, cerca de 1.000 desses óvulos passam por um processo de morte celular programada.
Ana Lúcia usa o exemplo de caixinhas e saquinhos para explicar melhor como é a produção de óvulos de uma mulher. "A mulher nasce com uma caixinha que podemos chamar de ovário.
O óvulo deve ser introduzido profundamente na vagina, podendo ser feito com o auxílio de um aplicador. É importante não ter o óvulo em contato com as mãos por muito tempo, porque poderá derreter e tornar mais difícil a aplicação. E se o óvulo sair? Se o óvulo for inserido corretamente e de acordo com as indicações, não vai sair.
Geralmente, é recomendado aplicar o óvulo, comprimido ou cápsula vaginal à noite, imediatamente antes de deitar, para que o medicamento permaneça no local a exercer a sua ação e evitar que saia da vagina antes do tempo. Como inserir o óvulo? A posição ideal para inserção do óvulo é deitada de costas, com as pernas flexionadas e separadas.
O que acontece com os óvulos de uma mulher que toma pílula? Spoiler: não acontece nada. Eles nem saem do ovário.
Pode transportar lavadora de roupas deitada?
Quais são as igrejas evangélicas mais famosas do Brasil?
Calorias para ingerir por dia?
O que pode causar cisto no ovário?
Como ativar a luz que pisca no iphone?
Quais as células responsáveis pela produção de HCl e pepsinogênio?
O que os espanhóis comem no jantar?
O que significa a palavra fanaticamente?
Qual o objetivo de se introduzir um sistema de tolerância e ajustes?
Como medir o pH da água de modo caseiro?
Como tratar furunculose de repetição?
Qual palavra substitui ingerir?