Procedimento
Para testar se o TNS configurado no arquivo tnsnames....ora vai se conextar com sucesso ao Oracle digite o seguinte comando:
(*) Listener é utilizado para habilitar conexões de entrada no banco de dados e seu papel principal é o de intermediador entre conexões de usuário não locais e uma instância de banco de dados Oracle.
2) TNSPING Diferente do PING, o TNSPING já faz um teste do serviço de conexão diretamente no banco de dados desejado. No exemplo, utilizei o alias RANET para o banco de dados RANET, que é o alias configurado em meu tnsnames. ora, a mensagem final de OK diz que é possível realizar a conexão com o banco de dados.
Oracle Net tenta encontrar o álias com os serviços definidos localmente, em um arquivo de resolução de nomes, chamado tnsnames. ora. Se encontrar, resolve o alias no protocolo, host, porta e serviços especificados no arquivo.
No Windows:
Como mencionado acima, o arquivo tnsnames. ora é utilizado para armazenar os nomes de serviço de rede para que a estação de trabalho (cliente) consiga conectar-se ao servidor Oracle.
Para a criação do Listener siga os passos:
O que é o que é cimento Portland?
Qual o macete para as questões de matemática do Enem?
Como se escrevia ontem antigamente?
Quando aparece dois IMEI no celular?
Como funciona o sistema hidroviário?
Como é construída a identidade social?
Qual o sentido da pintura facial para os Sadhus no hinduísmo *?
Qual o melhor desengordurante para cozinha?
O que acontece se eu comer aveia todos os dias?