O teste semiológico do nervo óptico se dá utilizando objetos, podendo ser usado os dedos também, cartões coloridos e oftalmoscópio. A primeira parte do exame do nervo óptico é a acuidade visual. A acuidade visual é determinada pela menor imagem retiniana percebida pelo indivíduo.
O III (oculomotor), IV (troclear) e VI (abducente) nervos são avaliados através da motricidade ocular extrínseca posicionando-se um estímulo luminoso em várias direções. O terceiro nervo também é responsável pela eferência do reflexo fotomotor.
Quando falamos da visão, por exemplo, uma peça chave para enxergarmos é o nervo óptico. Sua função é, basicamente, conectar o cérebro aos nossos olhos, como uma espécie de fio condutor. Assim, os comandos e impulsos nervosos são enviados da nossa retina para nosso córtex.
No teste do reflexo fotomotor direto, o examinador coloca a mão perpendicular (encosta a borda lateral da mão) ao nariz do paciente (para impedir que a luz irradie para o outro lado), e então incide um feixe luminoso (com a lanterna) no olho, observando a ação do olho que recebeu o feixe.
As informações visuais da retina nasal e da retina temporal chegam ao nervo óptico e encaminham-se pelo quiasma óptico, onde o feixe nasal esquerdo segue pelo caminho oposto (transferência para o hemisfério direito) e o feixe temporal direito segue pelo mesmo trato óptico.
O nervo oculomotor possui sua origem no mesencéfalo; a partir desse ponto, atravessa a dura-máter no sentido lateral ao diafragma da sela que atua como teto para a glândula hipófise, depois transpassa o teto e a parede lateral do seio cavernoso.
Os testes realizados para testar o nervo trigêmeo necessitam de um algodão, um objeto com ponta romba e um objeto com ponta aguda. O primeiro teste é o teste do componente motor, onde o paciente deve serrar os dentes e então o examinador realiza a palpação dos músculos masseter e temporal.
Os nervos responsáveis pela transmissão dos impulsos visuais são as fibras aferentes visuais. Eles viajam da retina para o corpo geniculado lateral do tálamo. As fibras nervosas que viajam para o teto para regular o reflexo pupilar da luz são conhecidas como fibras aferentes pupilares.
A função dele é captar informações vindas dos cones e bastonetes da Retina que visualizam objetos através da luz projetada neles, ou seja, trata-se de uma função sensitiva. É desta forma que o cérebro humano capta cores, formas e tamanhos e traduzem estas informações para que o indivíduo possa enxergar.
Qual é a primeira prova do Enem 2021?
O que significa facilitador na escola?
Pode esfoliar a pele antes da depilação a cera?
Quais são os três tipos de transporte que existe?
Qual o exame para ver a coagulação do sangue?
O que a falta de conhecimento gera?
Como tirar restrição de chamada do celular LG?
Quais são os tipos de desenvolvimento infantil?
Como fazer abertura de pernas em 1 semana?
Como saber se estou com problema de hemorroida?
O que é um traumatismo craniano leve?
Porque minha cabeça dói quando me deito?
Quais são os organismos de produção primária na natureza porque eles são importantes?
O que fazer para queimar gordura mais rápido?
O que jamais deve constar em um currículo?