O teste com o voltímetro ou multímetro se dá não no próprio alternador, mas na bateria do veículo. Com o motor desligado, conecte o aparelho à bateria. Esse teste é importante para saber se a bateria não está com carga baixa demais para realização do teste do alternador.
Principais sintomas de problema no alternador
Teste do capacitor (condensador): O capacitor, popularmente chamado de condensador, amortece os picos de alta tensão gerados pelo alternador evitando interferências na eletrônica do carro. Sua capacitância pode ser medida com um multímetro adequado. O valor é cerca de 0,5 uf (microfarad).
Para realizar o teste: Selecionar a opção mais baixa de resistência do multímetro; Encostar as duas ponteiras do multímetro uma na outra para verificar o valor da resistência das ponteiras. Diminuir este resultado do valor obtido da resistência do rotor.
Os ALTERNADORES que existem no mercado só conseguem CARREGAR baterias quando mantidos a no mínimo 1800 rpm, velocidade muito alta para se alcançar com uma BIKE. (mesmo usando multiplicadores de velocidade).
Sintomas de Regulador de Voltagem com problema:
Alguns dos problemas mais comuns são: O carro não conseguir dar partida, bateria descarregada, chiado intenso na correia da serpentina, a luz da bateria ligada e etc. Outro defeito comum é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na bateria.
Quando o regulador de voltagem de um alternador está com defeito, é enviada uma carga excessiva à bateria do veículo. Assim, ocorre a sobrecarga, o que pode causar sérios danos aos equipamentos elétricos. O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro.
Regulador de Voltagem O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro. Quando ela está acima de 15 volts, provavelmente o regulador de tensão está com defeito.
Componentes do Alternador
Mas se você está antenado com o bom funcionamento do seu carro, há outras opções também. Este teste ajudará você a fazer um diagnóstico geral da saúde da bateria e do alternador. Alguns veículos mais modernos podem ter sistemas computadorizados de controle de energia e podem exigir testes adicionais.
Se o alternador não funciona corretamente, a bateria pode estar boa, mas deve consertar o alternador se quer que o seu carro não pare quando menos espera. Pode fazer uma prova simples para comprovar o rendimento do alternador.
Você precisará medir a voltagem para verificar o alternador. Verifique a bateria primeiro. A bateria é necessária para ligar o veículo, que, ligado, gira o alternador a uma velocidade suficiente para manter a bateria carregada.
Desinstale seu alternador e leve com você para a loja. Mesmo que você conclua que o alternador não está funcionando, a origem do problema pode ser outra. Você pode ter um fusível queimado, uma transmissão ruim ou um regulador de voltagem com defeito, por exemplo.
Qual é a fruta mais fedida do mundo?
Qual era a população mundial de 2017?
Qual o fator de risco mais importante para desenvolvimento de carcinoma de endométrio?
O que é considerado receita financeira?
Qual a diferença entre cargo comissionado e cargo em comissão?
Quais os 5 maiores IDH do mundo?
Qual foi o primeiro filme brasileiro de animação totalmente digital?
Qual o prazo de garantia de imóvel usado?
Onde foi gravado o Bem-amado 1973?
Quanto custa um caminhão volvo 2022?
Quanto tempo um filhote de rolinha voar?
Porque professor é chamado de mestre?
Quanto tempo leva para uma moeda sair nas fezes?
Qual a função do técnico de enfermagem na CCIH?
Qual o primeiro passo para o eSocial?