Basta dar torque (apertar ou ainda girar no sentido horário) os parafusos tensionadores, eles farão a correia esticar. O aperto é leve, de forma a eliminar a folga observada. Cuidado: Um aperto excesivo pode causar o rompimento da correia em suas extremidades.
“O tensionador é uma polia com furo excêntrico, que tem a função de tensionar a correia. Este tensionamento se dá por meio do deslocamento da polia fixada através deste furo excêntrico aumentando o raio de contato com a correia”, explica Ivan.
Use uma mão para puxar o alternador longe do motor. Esta ação irá ajustar a tensão da correia. Puxe tão duro como você pode, então, usar a outra mão para apertar o parafuso no sentido horário.
Ouça ruídos ou guinchos incomuns na área do motor - guinchos são um dos primeiros sinais de que a correia está solta, e se você os ouvir ao ligar um carro com o motor frio, ou ouvi-los enquanto acelera, então é hora de pensar sobre a tensão da correia.
O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.
A sua dinâmica de funcionamento é bem simples e fácil de ser compreendida. Então, o tensor (do alternador) passa pela polia do eixo do motor do carro, o qual é também chamado de eixo de virabrequim. Concomitantemente, transmite a força para a polia do alternador, de modo a fazer com que ele gire e gere energia.
Se você encontrar um parafuso, desaparafuse-o levemente com a chave apropriada para poder trabalhar facilmente e restaurar rapidamente a tensão da esteira. Depois que a correia se mover para a posição desejada, aperte o parafuso de ajuste para prender a correia no lugar.
Ajustar a tensão da correia, até que a força necessária para atingir a distância de deflexão desejada dentro dos valores de força recomendada do fabricante o cinto para o tipo de cintos sendo usado. Correias novas geralmente necessitam de níveis mais elevados de tensão que cintos usados porque eles não foram executados.
O nível de tensão da correia deve ser verificado novamente para certificar-se de que está dentro as recomendações do fabricante para cintos usados. Antes de operar o controle máquinas se todas as ferramentas e equipamentos têm sido arrumadas com segurança, e todos os guardas foram substituídos com segurança.
Se a correia do motor não estiver corretamente tensionada, ela não manterá as válvulas corretamente temporizadas no ponto mais baixo e isso causará falha de ignição, afogamento, motor engasgando. Pode ser que o carro nem dê partida.
Como preparar terra para plantar tomate em vaso?
Como dobrar toalha para pendurar no banheiro?
Como jogar o jogo Jurassic Park?
O que colocar na água do aquário?
O que fazer para preencher a barba?
Como montar um almoxarifado de peças?
Como preparar o solo para o plantio de cana?
Como organizar tubos e conexões?
O que fazer em um retiro de jovens?
Como organizar a escrita de um livro?
Como ser um bom vendedor de frete?
Como organizar Do maior para o menor no Excel?
Como organizar rotina semanal da casa?