O que deve constar do dispositivo da sentença?

Pergunta de Rebeca Benedita de Machado em 03-10-2025
(42 votos)

De forma geral, a sentença é o ato que põe fim à atividade decisória do juiz, ou, nos termos do Código de Processo Civil (art. ... 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

O que deve constar no dispositivo da sentença?

Deve conter o enfrentamento e a resolução das preliminares suscitadas ou prejudiciais, assim como das questões de fundo, devendo ser demonstrada pelo julgador o valor que atribuiu aos elementos de prova trazidos aos autos e a adequação do caso ao direito, permitindo a exata compreensão das razões que lhe formaram o ...


O que deve constar no dispositivo da sentença trabalhista?

O artigo 832 da CLT dispõe que “da decisão deverão constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciação das provas, os fundamentos da decisão e a respectiva conclusão.” Desnecessária, assim, a aplicação do artigo 458 do CPC, quando dispõe sobre os requisitos essenciais da sentença.

O que faz coisa julgada e o dispositivo da sentença?

SOMENTE O DISPOSITIVO FAZ COISA JULGADA, E O VALOR NELE FIXADO, PELO JUÍZO, A TÍTULO DE CONDENAÇÃO JÁ DEVE INCLUIR TODAS AS CONSIDERAÇÕES QUE FORAM REPUTADAS PERTINENTES, TRANSITADO EM JULGADO ESSE MONTANTE CONDENATÓRIO. RECURSO A QUE SE NEGA SEGUIMENTO, COM BASE NO ART. 557 , CAPUT, DO CPC .

O que transita em julgado e o dispositivo da sentença?

A parte da sentença que transita em julgado é o dispositivo. Assim, mesmo que a parcela tenha sido contemplada na fundamentação mas não do dispositivo, não é devida por não ter transitado em julgado, conforme ocorreu com todas as demais verbas discriminadas no dispositivo da sentença.

Elementos da SENTENÇA: o que são RELATÓRIO, FUNDAMENTAÇÃO e DISPOSITIVO?


45 curiosidades que você vai gostar

Faz coisa julgada o dispositivo?

Vale lembrar que os requisitos ou elementos da sentença são o relatório, fundamentação e dispositivo (NCPC, art. 489). ... Portanto, em regra, somente o que estiver no dispositivo da sentença (e que reflete o pedido da inicial) é que será coberto pela coisa julgada.

Quais partes são essenciais para uma sentença trabalhista?

A CLT os descreve no Art. 832, a saber: o nome das partes; o resumo do pedido e da defesa; a apreciação das provas; os fundamentos da decisão; e, a respectiva conclusão. Em outras palavras, são os mesmos requisitos postos no CPC, Art. 458: relatório; fundamentação; e, dispositivo (conclusão).

O que é dispositivo no processo trabalhista?

Trata-se do princípio da inércia processual, também presente no nosso direito processual civil, segundo o qual o início do processo depende sempre de iniciativa da parte, não cabendo ao juízo inicia-lo por vontade própria, visto que não é esta a função do Poder Judiciário.

O que é a parte dispositiva da sentença?

A sentença é composta por três partes distintas: relatório, fundamentação e dispositivo (CPC 458). Somente a parte dispositiva da sentença, na qual o juiz decide efetivamente o pedido (lide) proferindo um comando que deve ser obedecido pelas partes, é alcançada pela coisa julgada material (autoridade da coisa julgada).



Outras questões

Em que investir 40 mil reais?

Como encerrar Auxílio-doença?

Como funciona código de barras boleto?

Como usar o Chromecast para Just Dance?

Pode furar a cartilagem da orelha na Farmácia?

Quanto é 2 dividido por 0?

Vai ter auxílio emergencial em janeiro de 2022?

Quanto de hidratante Devo passar no rosto?

Quais os 5 princípios fundamentais do Lean?

Quais são os principais fatores da mudança social?

É atribuição da autoridade policial?

Qual é a duração do dia na Lua?

Como recolher somente juros de GPS?

Qual procedimento em ultrapassagem?

O que o SUS promove?

Como calcular uma resistência mista?

Qual é a diferença entre simpatia e empatia?

O que é o papel supremo?

Quantas horas trabalha um confeiteiro?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com