Reunida em Paris, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de Assembléia Geral, lançou, em dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento é formado por 30 artigos e surgiu no rastro da Segunda Guerra Mundial.
Artigo 1º – Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. ... Todos os seres humanos, dotados de consciência, razão e portadores de dignidade, são, em sua essência, reconhecidos como iguais.
Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles.
Os Direitos Humanos não são uma invenção. Como direitos pertencentes a qualquer ser humano, eles existem desde que existe ser humano na face da Terra. O que aconteceu foi o reconhecimento desses direitos já existentes, por meio de convenções e documentos oficiais.
Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
O artigo 21° da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direção dos negócios públicos do seu país, quer diretamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos somente foi criada em 1948, como forma de reação contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, quando Hitler comandou o genocídio de judeus e outras minorias nos campos de concentração.
Foram oficializados, no século XX, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU. Possuem como objetivo garantir direitos fundamentais, como a vida, a liberdade, a saúde e a segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem seja acusado de um crime.
Como surgiram os Direitos Humanos? Os Direitos Humanos são resultado de um processo de conquistas e consolidação das garantias essenciais à vida e à dignidade humana — ou seja, foram construídos ao longo da história social.
Segundo o doutor em Filosofia do Direito Bernardo Guerra, o desafio para a eficácia dos direitos humanos está relacionado principalmente à falta de vontade política, muitas vezes sob a justificativa dos altos custos dos investimentos sociais. Ainda hoje, os direitos humanos são desrespeitados em todas as regiões do mundo.
Os indivíduos também têm responsabilidades: usufruindo dos seus direitos humanos, devem respeitar os direitos dos outros. Nenhum governo, grupo ou indivíduo tem o direito de fazer qualquer coisa que viole os direitos de outra pessoa. Os direitos humanos são universais e inalienáveis.
Apesar da concretização da Declaração dos Direitos Humanos ser relativamente recente, desde sempre houve uma noção do que era certo e errado e, consequentemente, do que era justo ou injusto para os seres humanos, no entanto de forma vaga.
Quais prazos ficam suspensos durante o recesso forense?
Qual é a natureza jurídica do arrependimento posterior?
Quem são os Rockefeller vivos?
Como funciona a meia para professor?
Qual é a teoria de Lamarck sobre a evolução?
Qual é o principal pressuposto do senso moral?
Qual a diferença entre psicólogo e psicanalista?
Qual a fama do signo de Libra?
Como fazer média ponderada de porcentagem?
Quais são os tipos de documentos de uma empresa?
Qual é o nome dos animais invertebrados?
Quais são os impactos ambientais que afetam especificamente o bioma Cerrado?
Como controlar a explosão de raiva?
Em que ano nasceu Victor Hugo?
Como tratar desgaste de patela?