O Barroco em Portugal teve início em 1580, ano da morte de Luís de Camões, um dos maiores escritores clássicos de língua portuguesa. Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo.
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
O melhor da produção barroca portuguesa encontra-se na obra do padre Antônio Vieira, que sintetizou como poucos os conflitos do homem barroco. O Barroco português desenvolveu-se entre 1580 e 1756, época em que Portugal estava em profunda crise econômica e social devido ao domínio da monarquia espanhola.
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.
42 curiosidades que você vai gostar
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Autores e Obras
Os principais autores do barroco português foram: Padre Antônio Vieira (1608-1697): Sermão de Santo António aos Peixes (1654), Sermão da Sexagésima (1655), Sermão do Bom Ladrão (1655). Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Pão Partido em Pequeninos (1694), Luz e Calor (1696), Nova Floresta (1706).
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Garret é considerado o iniciador da prosa moderna em Portugal. Eça de Queirós, o principal autor realista, integrou a Geração de 70, movimento que revolucionou as letras portuguesas. Entre suas obras, estão O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias.
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
O barroco, no Brasil, durou oficialmente de 1601 a 1768 e apresentou as seguintes características: Fusionismo: combinação da visão medieval com a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias. Antítese e paradoxo: figuras de oposição.
Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”.
O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. ... Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.
Na Espanha, o barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes e nas decorações requintadas das construções, fossem religiosas ou não. Na pintura, teve forte influência do barroco italiano, com predomínio do realismo. O principal pintor barroco espanhol foi Diego Velázquez (1599-1660).
Principais autores e obras do Barroco no BrasilBento Teixeira (1561-1618) ... Gregório de Matos (1633-1696) ... Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) ... Frei Vicente de Salvador (1564-1636) ... Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
O Barroco na ItáliaA Ceia de Emaús (1601), de Caravaggio.O Êxtase de Santa Teresa (1647-1652), de Bernini.Sant ivo alla Sapienza (1642-1660), de Borromini.Falsa Cúpula de São Francisco de Xavier (1676), de Andrea Pozzo.As Meninas (1656), de Diego Velásquez.Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos.
O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.
Mais famosa e mais original é a Igreja de São Francisco em Ouro Preto, cujo projeto é de Aleijadinho.
Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.
Características do BarrocoÉ uma ferramenta da Contrarreforma. ... Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ... Cultismo e Conceptismo. ... Sombras e luzes: a valorização do contraste. ... Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ... Emoção sobre a razão. ... Valorização estética.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
Como tirar fotos do seu bebê em casa?
Como baixar versão antiga app Android?
Como tornar as aulas mais interativas?
Como trabalhar Consciência negra no Ensino Fundamental?
Como faço para localizar uma impressora na rede?
Como trabalhar a festa junina no berçário?
Como tornar o arquivo disponível offline?
Quanto tempo é necessário para criar um hábito?
Como conectar uma conta de comércio a uma página do Facebook?
Como colocar vários HDs em um PC?
O que é gênero por que se deve trabalhar gênero nas escolas?
Como trabalhar LH na educação infantil?
Como tornar um PDF editável em Word?
Como tornar uma máquina segura NR 12?