O Barroco em Portugal teve início em 1580, ano da morte de Luís de Camões, um dos maiores escritores clássicos de língua portuguesa. Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo.
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
O melhor da produção barroca portuguesa encontra-se na obra do padre Antônio Vieira, que sintetizou como poucos os conflitos do homem barroco. O Barroco português desenvolveu-se entre 1580 e 1756, época em que Portugal estava em profunda crise econômica e social devido ao domínio da monarquia espanhola.
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.
42 curiosidades que você vai gostar
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Autores e Obras
Os principais autores do barroco português foram: Padre Antônio Vieira (1608-1697): Sermão de Santo António aos Peixes (1654), Sermão da Sexagésima (1655), Sermão do Bom Ladrão (1655). Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Pão Partido em Pequeninos (1694), Luz e Calor (1696), Nova Floresta (1706).
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Garret é considerado o iniciador da prosa moderna em Portugal. Eça de Queirós, o principal autor realista, integrou a Geração de 70, movimento que revolucionou as letras portuguesas. Entre suas obras, estão O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias.
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
O barroco, no Brasil, durou oficialmente de 1601 a 1768 e apresentou as seguintes características: Fusionismo: combinação da visão medieval com a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias. Antítese e paradoxo: figuras de oposição.
Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”.
O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. ... Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.
Na Espanha, o barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes e nas decorações requintadas das construções, fossem religiosas ou não. Na pintura, teve forte influência do barroco italiano, com predomínio do realismo. O principal pintor barroco espanhol foi Diego Velázquez (1599-1660).
Principais autores e obras do Barroco no BrasilBento Teixeira (1561-1618) ... Gregório de Matos (1633-1696) ... Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) ... Frei Vicente de Salvador (1564-1636) ... Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
O Barroco na ItáliaA Ceia de Emaús (1601), de Caravaggio.O Êxtase de Santa Teresa (1647-1652), de Bernini.Sant ivo alla Sapienza (1642-1660), de Borromini.Falsa Cúpula de São Francisco de Xavier (1676), de Andrea Pozzo.As Meninas (1656), de Diego Velásquez.Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos.
O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.
Mais famosa e mais original é a Igreja de São Francisco em Ouro Preto, cujo projeto é de Aleijadinho.
Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.
Características do BarrocoÉ uma ferramenta da Contrarreforma. ... Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ... Cultismo e Conceptismo. ... Sombras e luzes: a valorização do contraste. ... Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ... Emoção sobre a razão. ... Valorização estética.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
O que acontece se tomar iogurte todos os dias?
O que acontece com irmão de José?
Quem pode ter Bolsa Família 2022?
Quanto demora uma sessão de quimioterapia normal?
Como mudar as configurações da placa de vídeo?
Qual exercício substitui o rosca Scott?
Quais os tipos de trabalhos em espaços confinados?
Qual o principal elemento da qualidade?
O que é escalonamento e para que serve?
Como saber se uma parte do corpo está Necrosando?
Qual é o gênero do substantivo epiceno jacaré?
Qual a função de um sargento militar?
Quantas vezes por dia pode tomar prednisona?
O que tem dentro de um ar condicionado?
Como fazer uma denúncia anônima sobre uma empresa?