O balé que marcou o início da fase romântica na dança foi “A Sílfide”, criado por Filippo Taglioni em homenagem a sua filha Marie Taglioni. As sílfides são imagens etéreas do eterno feminino, que dançam com um poeta sonhador em busca de um ideal, história e personagens tipicamente românticos.
La Sylphide
"La Sylphide", obra do século 19 escolhida para abrir as apresentações em São Paulo, é considerado o primeiro grande balé romântico. É também a primeira coreografia feita para sapatilhas de ponta e a que inaugurou o uso do tutu, a saia de tule branco que virou símbolo da bailarina clássica.
Conheça os 9 passos do Ballet Clássico para te inspirar
O balé romântico buscava através da técnica a expressão, a fluidez do corpo e do movimento. Temos como característica dele a idealização do amor, a elevação do espírito, a divisão entre Vivos X Espíritos. No balé romântico encontramos a mulher idealizada, etérea, inacessível, inalcançável.
A grande parte dos balés românticos era composta por dois atos, um em um mundo real e o outro no mundo espiritual que se chamava ato branco. Esse tipo de dança tornou-se notório na época devido o movimento literários romântico que acontecia em boa parte da Europa na primeira metade do século XIX.
Luís XIV criou as duas escolas: a de balé e a de música que tinha como diretor Jean Baptiste Lully. Jean Bapsiste em Cartas sobre Dança propunha que a dança poderia sozinha fazer a função de todas as outras artes, ele também organizou as 5 posições do balé.
E é sobre essas características nos ballets que vamos tratar aqui.
E é sobre essas características nos ballets que vamos tratar aqui.
O ballet surgiu no século XV, no período conhecido como Renascença. A dança se desenvolveu inicialmente na corte italiana, mas progrediu nos anos seguintes, no século XVII, com as cortes francesas. A influência francesa no ballet é tanta que muitos dos termos técnicos desse tipo de dança têm origem no francês.
Apesar das divergências, atualmente a maioria das escolas de ballet seguem o estilo clássico, liderado pelo italiano Carlo Blasis, conhecido por muitos como o pai do ballet. O ballet contemporâneo, embora siga os preceitos básicos das antigas correntes artísticas, também é influenciado pelas danças modernas.
As apresentações de ballet só foram introduzidas na Europa Ocidental no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. A responsável por isso foi a empresa russa Ballets Russes , que popularizou essa dança em uma escala praticamente mundial.
O ballet é uma dança que costuma encantar quem assiste às apresentações, que, em geral, são muito bonitas, harmônicas e graciosas. Por trás disso tudo, existem muitas curiosidades, sobre as quais comentaremos na sequência.
Quem morreu da família real britânica?
Como são feito os Globulos de homeopatia?
Tem como reverter atrofia testicular?
Como os espiritas veem a depressão?
Como conectar o celular na TV Semp Toshiba via USB?
É normal ter foliculite na gravidez?
Como inserir Ibovespa no MetaTrader 5?
O que causa psoríase no couro cabeludo?
Qual o tratamento para imunodeficiência?
Como tratar Seca da Mangueira?
Como improvisar tapete de ginástica?
Como funciona o processo de hipertrofia muscular?