Na história antiga há relatos de que o ato de brincar era desenvolvido por toda a família, até quando os pais ensinavam os ofícios para seus filhos. Destacamos que para cada época e sociedade a concepção sobre educação sempre teve um entendimento diferenciado, logo o uso do lúdico seguiu tal concepção.
A etimologia da palavra brincar, em português, remete para os verbos do alemão antigo blinkan ou blinken e springan, cujo significado é, respetivamente, gracejar/entreter-se, brilhar e pular (Machado, 2003).
O brincar é uma manifestação humana, que consiste no desprender da realidade para o mundo da imaginação. Todas as crianças buscam nas brincadeiras interpretações da realidade cotidiana. Para compreender a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem, é necessário conhecer a história da Educação Infantil.
O brincar faz parte do processo evolutivo neuropsicológico saudável da criança. Manifesta a forma como a criança está organizando sua realidade e lidando com suas possibilidades, limitações e conflitos. Também introduz a criança de forma gradativa, prazerosa e eficiente no universo histórico-cultural.
A palavra “lúdico” é oriunda do latim ludus, que significa brincar ou jogar.
História. Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.
Autores como Fröebel, Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon, apenas para falar dos clássicos, promoveram estudos relacionados ao comportamento de brincar em sua relação com o desenvolvimento, favorecendo a compreensão e aplicação do mesmo.
Educação infantil. Introdução Tem-se falado e estudado muito o fenômeno do brincar, da importância de as crianças brincarem para ajudar em seu desenvolvimento.
O brincar é abordado por diferentes estudos que têm como ponto de partida a representação social da infância em diferentes momentos históricos. Até 1600, os brinquedos possuíam funções variadas, ambíguas. Uma boneca servia tanto como brinquedo para uma criança como um manequim para as mulheres da alta sociedade.
Com isso, as crianças, sujeitos de um cenário concreto, social, histórico e cultural, vão se constituído como tais. A construção do brincar ao longo de nossa história: O brincar é abordado por diferentes estudos que têm como ponto de partida a representação social da infância em diferentes momentos históricos.
O brincar é atividade fundamental para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser de suma importância para seu desenvolvimento, e, por isso as escolas de ensino infantil devem dar a devida atenção a essa atividade.
Como deixar o geladinho gourmet cremoso?
Como achar um local com a latitude e longitude?
Como preparar a linhaça para passar no cabelo?
Como é feito o processo de purificação do ouro?
Como fazer o teste do reflexo patelar?
Quais os tipos de anel de compromisso?
O que deve conter um parecer técnico?
Como deve ser elaborado o laudo pericial?
Qual a função da solução salina concentrada na extração de DNA?
Como ocorre o processo de emagrecimento através da atividade física?
Poderia uma emenda constitucional versar sobre tal matéria?
Como ocorre a percepção dos sabores?
Como se dá o registro da pronúncia da palavra gratuito?