A história da alimentação é antiga. Acredita-se que o homem teria começado a se alimentar de frutos e raízes após observar o comportamento de outros animais. Com a evolução da espécie, começou a ingerir carne crua e moluscos, até que aprendeu a assar e cozinhar com o domínio do fogo.
A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitos dos componentes das receitas e técnicas de preparo são de origem indígena, tendo sofrido modificações por parte dos portugueses e dos escravos oriundos da África.
No passado a alimentação das pessoas era bastante simples. Os carboidratos utilizados eram basicamente complexos, ou seja, provinham de alimentos com alto teor de fibra e baixo índice glicêmico. A maioria das preparações eram assadas e preservavam a qualidade nutricional, o que proporcionava uma digestão bem lenta.
“A comida é um dos poucos bens culturais de uma população que não necessita de tradução ou preparo prévio do receptor para o seu entendimento, e ao mesmo tempo é uma das formas de comunicação mais poderosas que existem para a percepção do que é uma determinada cultura local”, afirma Bonamigo.
A comida sempre teve um papel importante nas sociedades. Além de ser uma atividade fundamental, o ato de comer em grupo, por exemplo, é um dos que define o homem como um ser cultural e participativo em um contexto social.
Antigamente, as banhas de porco e de outros animais eram usadas para fritar os alimentos. Mas , hoje em dia, quando as pessoas vão fritar batata, mandioca e carnes, costumam recorrer aos óleos vegetais ou até mesmo à fritadeira elétrica que, pelo menos, passou a ser uma alternativa bem mais saudável.
Alimentar-se nos dias atuais, para muitos é sinônimo de consumir produtos enlatados e com quase nenhum benefício para o organismo. Isso porque cada vez mais a nossa sociedade está se alimentando de fontes industrializadas, por conta do tempo escasso.
Esses nutrientes estão nas carnes e nos vegetais e a química orgânica se encarrega de transformá-los e distribuí-los de maneira que eles sejam úteis ao nosso organismo. A história da alimentação é antiga.
A alimentação possui uma complexa estrutura de símbolos e significados sociais, religiosos, étnicos e políticos, que se modificam em função do tempo e da evolução humana.
Na alimentação diária, devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos em maior quantidade estão na base da pirâmide; os que precisam ser consumidos em menor, no topo.
Pelo lado das ciências, o estudo desse tema pode ser feito de modo que os alunos entendam quais são as principais funções da alimentação e qual a importância dos alimentos para a boa saúde, para o crescimento e para o desenvolvimento humano.
Quais as estratégias para trabalhar com leitura?
Quanto custa para fazer um exame de hiv?
O que é crime comissivo exemplo?
Quais as reações adversas do ivermectina?
Qual o nome dos integrantes do TXT?
Quem trabalha em cargo comissionado tem direito a FGTS?
O que não devo comer para perder gordura abdominal?
Como funcionam os satelites de comunicação?
Quais são os sintomas de pedra na vesícula?
O que é um relato de experiência?
Qual a diferença de um alimento processado e Ultraprocessado?