No século 4 a.C., Platão associava o belo ao bem e à verdade, e afirmava que a beleza é o sinal de uma outra ordem, superior. Daí a crença, entre os gregos, de que a beleza era também uma questão moral: a beleza externa estava associada à interna e, mais que isso, a uma inteligência.
A etimologia da palavra “belo” vem do latim bellus, que significa “lindo, bonito, encantador”, muito usado na época clássica apenas para mulheres e crianças, enquanto para os homens tinha sentido pejorativo.
O “belo” varia de acordo com os hábitos culturais de uma sociedade. ... Pesquisando sobre isso descobri que a preocupação com a beleza começou na pré-história, quando o homem passou a se reunir em grupos surgindo a diferenciação hierárquica. Os chefes enfeitavam-se com as garras e dentes dos animais ferozes que caçavam.
Suas palavras são as seguintes: “Quando o Feio surge na Arte, é um meio de nos fazer admirar a vitória do gênio sobre o dado, de fazer o Belo brilhar mais, e, sobretudo, de nos fazer captar, de modo intuitivo, o sentido da vida, de contemplar coisas que a vida ordinária não nos permite admirar.” (Ob. cit., p.
Faz parte do desenvolvimento de cada ser humano encontrar novos jeitos de pensar, e entender o belo é a maneira mais completa para ampliar a sensibilidade criativa de uma pessoa. A arte possibilita o entendimento da realidade de maneira sensível, construtiva, diversa e colaborativa.
Do latim bellus, bonito. 1. Diz-se de tudo aquilo que, como tal, suscita o prazer desinteressado (uma emoção estética) produzido pela contemplaçao e pela admiração de um objeto ou de um ser.
O surgimento de uma Filosofia do Belo se deu na Grécia. Platão, através da metafísica, diz que vivemos em um mundo em ruínas e existe um mundo para além do sensível onde tudo é organizado, perfeito, belo. Temos com ele a fórmula: Verdade = Bem = Belo. ... Platão diz que a Beleza absoluta é o brilho ou esplendor da verdade.
Especificamente nos anos 19, os astros de Hollywood — como Marilyn Monroe — foram uma das principais referências para instituir padrões de beleza e chamavam atenção pela sua sensualidade, com quadris largos e seios fartos, acentuados pelos sutiãs com enchimento.
Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.
Num primeiro momento, traz o conceito de belo segundo a perspectiva de Emmanuel Kant (1978, 1993, 1995, 2005, 2006), cujo significado relaciona-se mais diretamente ao juízo do gosto, o qual é essencialmente subjetivo. Já o sublime, para Kant, está mais ligado aos conceitos objetivos
HUMMES, Julia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa; DAL BELLO, Ubyrajara. Relexões sobre o conceito de belo e sublime estendendo-se a arte contemporânea. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-21, ano 20, nº 41, Abril/Junho de 2019. Disponível em: http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index> 30 de junho de
O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais. Isso valia também para as artes e arquitetura. O culto ao corpo entre os jovens previa que fossem fortes para serem soldados ou atletas.
Por exemplo: algo que se enquadra nos conceitos de beleza no Brasil pode “não valer” em outros países. Em outras palavras, os padrões de beleza estão em constante processo de mutação, não sendo representado por um modelo universal e sofrendo influências de variáveis sociais, culturais e até mesmo biológicas.
Como brincar de pescaria na festa junina?
Como funciona a fórmula Somase?
Como funciona programação em blocos?
O que mais cai na prova do IBGE?
O que é prova de títulos em um concurso?
Como funciona a pechincha AliExpress?
Quando vai ser a prova do IFAL 2021?
Qual a função da placa retificadora do alternador?
Qual o salário de um aluno do NPOR?
Como é feita a premiação da Loteria Federal?
Qual é a categoria do empregado doméstico?
Como limpar lista de Impressoras excluídas?
Como são classificados os plastos exemplifique?
Como o Probiotico atua no organismo?