A primeira descrição reconhecível de tifo foi dada em 1083 na Itália. Só em 1546 é que o famoso médico de Florença, Girolamo Fracastoro (o primeiro médico a defender os germes como causa das doenças), descreveu a doença em termos científicos. Em 1909, Charles Nicolle identificou o piolho como vetor da doença.
Tifo epidêmico é uma doença por riquétsia causada por Rickettsia prowazekii e disseminada por piolhos do corpo. As pessoas com tifo epidêmico têm febre, dor de cabeça intensa e exaustão extrema, seguida por uma erupção cutânea quatro a seis dias mais tarde.
A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola.
Com um contexto parecido com o de disseminação da peste bubônica, o tifo matou mais de 3 milhões de pessoas após a Primeira Guerra Mundial, entre 19.
Caso o tifo não seja identificado e tratado rapidamente, é possível que a bactéria infecte mais células do corpo e se espalhe para outros órgãos, podendo causar problemas gastrointestinais, perda da função renal e alterações respiratórias, podendo ser fatal principalmente em pessoas acima dos 50 anos.
Tifo (na verdade, não uma doença, mas um grupo de doenças intimamente relacionadas). É causada por diferentes espécies da bactéria rickettsia que são transmitidas aos seres humanos por piolhos, pulgas, ácaros e carrapatos. Os insetos são transportados pessoa para pessoa, ou são trazidos para as pessoas por roedores, gado e outros animais.
O tifo epidêmico foi durante muito tempo uma causa importante de epidemias mortíferas na Europa e Ásia. Focos da doença existem hoje em muitos países da Ásia, África, regiões montanhosas do México, e América do Sul e Central. No Brasil, esta forma de tifo ainda não foi descrita.
No entanto, o tifo já foi capaz de causar muitas epidemias e mortes, principalmente em guerras e prisões. A higiene e as condições de saneamento básico dos países são fatores que influenciam no surgimento de casos da doença. Existe o tifo epidêmico, endêmico e o tifo do mato.
Geralmente, o diagnóstico desses dois tipos de tifo (riquetsioses) é clínico e leva em conta os sintomas e os dados epidemiológicos a respeito da incidência da infecção nos lugares onde o paciente vive ou esteve recentemente.
Como saber a última vez que a pessoa acessou o Messenger?
Como faço para saber o FAP da minha empresa?
Como configurar roteador com cabo Ethernet?
Como devo fazer uso do açafrão?
Como usar a selenita na meditação?
Como usar bicarbonato para tirar manchas de roupas?
Como usar o bloco de anotações simples?
Qual a diferença entre a produção de gametas masculinos e femininos?
Quais são os métodos de ensino utilizados atualmente pelos professores?
O que é um mosaico da arte bizantina?
O que são osso pneumáticos e qual sua função?
Como inserir PDF no Layout Sketchup?
Como tratar o ficante como ficante?