A poesia concreta começou a ser desenvolvida pelos poetas Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos por volta de 1952, quando lançaram a revista-livro Noigandres (antologia poética publicada em cinco números).
O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. ... No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari.
Augusto de Campos Augusto de Campos (1931) é um poeta, ensaísta, crítico de literatura e música e tradutor brasileiro, um dos criadores do movimento literário denominado Poesia Concreta, onde a poesia ganhava nova forma poética baseada na desintegração total do verso tradicional, uma reação contra a lírica discursiva e frequentemente ...
Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.
O Concretismo surgiu na Europa no início do século XX, advindo do movimento abstracionista moderno, o qual tinha como característica fundamental a abstração da arte através da incorporação de formas geométricas ao visual. ... Este tipo de concepção da arte é chamada de plástica.
Augusto de Campos | |
---|---|
Nome completo | Augusto Luís Browne de Campos |
Nascimento | 14 de fevereiro de 1931 São Paulo, SP |
Nacionalidade | brasileiro |
Ocupação | Poeta e tradutor |
Os principais representantes da poesia concreta no Brasil foram: Augusto de Campos; Haroldo de Campos; Décio Pignatari; Ferreira Gullar; Para complementar sua pesquisa, veja também os artigos: Concretismo; Neoconcretismo; O Poema Processo; Linguagem Verbal e Não-Verbal
Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. As poesias concretas trazem novas formas de expressão: valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo.
Ao longo dos séculos, a poesia brasileira passou por várias escolas, até chegar ao final do século XX, com o chamado de pós-modernismo . Poesia cujos temas são grandes experiências da vida, como a angústia, a dúvida, a solidão, a velhice, a morte.
Os poetas concretos, representados aqui por Augusto de Campos (1931), foram em busca de uma nova linguagem que fosse capaz de provocar o leitor e tira-lo da sua zona de conforto. Em Pós-tudo, um poema ensimesmado, o autor reflete sobre o próprio fazer literário]
O que fazer para não me apaixonar?
Como saber se alguém morreu no Brasil?
O que passar para proteger a madeira?
Sou descendente de italiano mas não tenho o sobrenome?
Como saber se a ventoinha do carro não está funcionando?
Quem pode publicar na sua linha do tempo?
Como puxar resultado de exame?
Quantos dias dura a maionese na geladeira?
O que usar para impermeabilizar concreto?
Como saber se uma pessoa te curtiu no Tinder?
Qual o melhor impermeabilizante para calhas de concreto?
Como deixar argamassa Impermeavel?
Quanto tempo demora para água de coco virar gelo?
Como corrigir a raiz do cabelo que ficou mais clara loiro?
Como imprimir duas páginas de texto em uma única folha?
Como funciona Meia-passagem estudante?