O Advanced Trauma Life Support (ATLS), nasceu nos EUA no final da década 70. Surgiu como consequência direta do reconhecimento do trauma como doença prevalente e de características epidêmicas. O programa se desenvolveu rapidamente na América do Norte e Canadá, em direção ao sul do continente americano.
O ATLS surgiu nos Estados Unidos, na década de 70. Teve como fator precipitador um acidente ocorrido com um ortopedista do estado de Nebraska, Dr. James Stimmer, enquanto pilotava seu avião.
Para garantir a eficiência do atendimento precoce foi criado no fim da década de 70 o protocolo ATLS® (Advanced Trauma Life Support®) que padronizou o seguimento do paciente politraumatizado, e seu advento permitiu uma análise mais objetiva dos casos, possibilitanto o rápido diagnóstico das alterações com alto risco de ...
Logo, em 1978, a NAEMT (Associação Nacional dos Técnicos em Emergências Médicas) criou o PHTLS (Pre-Hospital Trauma Life Support) como complemento ao primeiro programa de ensino de trauma.
A 10ª edição do programa Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS), do inglês Advanced Trauma Life Support, trouxe diversas novidades e recomendações sobre o manejo e atendimento emergencial de paciente com diversos tipos de trauma.
O QUE É O ABCDE DO TRAUMA? O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.
Essas experiências práticas foram adaptadas dos melhores cursos e treinamento em emergências cardiológicas (ACLS), cirúrgicas (ATLS), e pediátricas (PALS) para a realidade da urgência e emergência no Brasil.
Jim Styner
História. O protocolo ABCDE do trauma foi desenvolvido pelo cirurgião ortopédico Jim Styner. A ideia surgiu após um acidente que ele sofreu, em 1976.
O mecanismo de trauma é uma ferramenta de triagem, e as suas conclusões devem ser repassadas à equipe que atenderá a vítima na unidade de emergência.
Afirma-se que a implementação do protocolo ATLS® é grande responsável pela diminuição da mortalidade do paciente politraumatizado. A reavaliação seriada se mostrou imprescindível para detecção do sangramento do paciente, estabilização e tratamento definitivo.
Basicamente, são abordados conteúdos do manual do ATLS. Eles envolvem atendimento inicial, sistematização do atendimento, focando em tipos variados de trauma. De forma muito detalhada, é exposto a sequência de atendimento clássica do ATLS: o ABCDE e todas as minúncias de cada etapa do atendimento.
Nessas atividades, o ATLS fornece todo material e equipamento médico-hospitalar para treinamento. Além disso, há avaliações práticas e teóricas para confirmar o desempenho. O aluno, no geral, será avaliado quanto a seu desempenho, conhecimento, conduta, habilidades e técnica dos procedimentos e abordagens.
Os instrutores são selecionados entre alunos de destaque, que são formados especificamente para atuarem dessa forma. O ATLS apresenta aulas teóricas, com discussão de casos, e aulas práticas organizadas por estações de habilidades.
O ATLS é um curso de imersão em treinamento no trauma avançado, criado primariamente pelo American College of Surgeons (ACS), destinado a médicos. Hoje o curso é disponibilizado por diversos centros de treinamento ao redor do mundo creditados pelo ACS, oferecendo certificação com validade de 4 anos.
Como ajustar insulina regular?
Como aliviar dor na face sinusite?
Qual a primeira língua oficial do Brasil?
Porque Google Chrome não abre arquivos PDF?
Qual a sua importância do experimento de Rutherford para as tecnologias atuais?
O que fazer quando receber uma ameaça?
Como fazer o colo do útero afinar?
Quais foram as palavras que Jesus disse aos discípulos para que eles não tivessem medo?
Quanto ganha um designer de logotipo?
Onde está o assassino do ator Rafael?
Como tomar ciprofloxacino de 500 mg para infecção urinária?
Como escolher a cor do verniz madeira?
Quem é a melhor amiga da Dahyun?
Quais os subsistemas do cabeamento estruturado de edifícios comerciais?