Por causa de seu núcleo feito de metal líquido, a Terra funciona como um enorme ímã com pólos positivo e negativo. O campo magnético é a uma "camada" de forças ao redor do planeta entre esses dois pólos. ... A maior parte do campo magnético é gerada pela movimentação dos metais líquidos que compõem o centro do planeta.
Essa região é uma série de colinas que ficou conhecida como a fonte do material mais antigo de origem terrestre encontrado até hoje: os zircões que se formaram há cerca de 4,39 bilhões de anos. Naquele estudo, concluiu-se que os zircões gravaram um campo magnético de 4,2 bilhões de anos atrás.
Por causa da rotação terrestre, os metais líquidos estão em movimento constante, o que produz correntes elétricas. Essa é a chamada Teoria do Dínamo, que diz que as cargas elétricas no núcleo externo originam o campo magnético, que exerce influência em todo o planeta.
Quando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.
O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os elétrons.
O campo magnético é a região em torno de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.
A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido e importante da Era dos Descobrimentos. Indicando sempre o sentido norte magnético, o que significa indicar aproximadamente norte geográfico, tal instrumento constituiu-se indispensável a todo e qualquer navegador.
Vejamos então algumas fontes de campo magnético. Um condutor retilíneo nada mais é do que um fio percorrido por uma corrente elétrica. Ao fazer passar uma corrente elétrica sobre um fio, verifica-se que ele gera um campo magnético.
Hoje em dia, o eletromagnetismo e o magnetismo são usados como base para o aperfeiçoamento de muitos instrumentos do cotidiano. Do mesmo modo, ele pode ser utilizado para a produção de energia, ondas de rádio, aparelhos de comunicação, entre muitas outras aplicações em empresas de engenharia elétrica.
O campo magnético da Terra serve para desviar a maior parte do vento solar, cujas partículas carregadas arrancariam a camada de ozônio que protege a Terra da radiação ultravioleta prejudicial. Um mecanismo de decapagem faz com que o gás seja capturado em bolhas de campo magnético, que são arrancadas pelos ventos solares.
Ainda não temos uma explicação correta para a origem do campo magnético terrestre, mas a hipótese mais aceita diz que o campo magnético terrestre se origina das intensas correntes elétricas que circulam seu interior e não da existência de grande quantidade de ferro magnetizado também em seu interior. Por Domiciano Marques
A magnitude do campo magnético da Terra em sua superfície varia de 25 a 65 microteslas (0,25 a 0,65 gauss ).
Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço. É o ímã que cria o campo magnético, da ...
O que tomar para cabelo crescer mais rápido?
Quais são as fases da anestesia geral?
O que é desigualdade social e quais suas principais causas?
Quais são as etapas de planejamento logístico?
Qual a diferença do Redmi Note 9 para o Redmi Note 9 Pro?
Quais os tipos de marcação no futebol?
Como o profissional farmacêutico pode contribuir com a educação em saúde na sociedade?
Quais as funções básicas de um hospital?
Quais as principais dimensões dos direitos fundamentais?
Qual o lema dos desbravadores?
Quais são os fatores de crescimento?
Qual estado é mais quente no Brasil?
Para que serve a posição de trendelemburg?
Faz mal dar chá para cachorro?
Qual foi o principal ganho na utilização de ferramentas de aço rápido HSS )?