Eles são divididos em quatro tipos: marcação individual, marcação por zona, marcação mista e marcação híbrida.
Quanto ao tipo, existem três básicos, a marcação individual, por zona e mista.
A marcação ativa é aquela que busca “atacar” a bola na tentativa de recuperá-la mais rapidamente. A marcação passiva é aquela que busca “forçar” o adversário ao erro quando ele está de posse da bola.
No futebol, cada jogador tem um oponente direto a marcar, isto é, um adversário cujo avanço deve ser contido quando seu time não estiver com a bola. Posicione-se sempre entre esse adversário e o gol do seu time. Fique a mais ou menos dois metros de distância dele.
Normalmente os técnicos utilizam o 1º volante para marcar o camisa 10 do adversário. Ele é o principal responsável pela marcação no meio-campo. O 2º volante é o responsável de fazer a saída de bola da equipe.
38 curiosidades que você vai gostar
Se a bola estiver no campo de ataque, aproxime-se do meio-campo e fique atento a um contra-ataque do time adversário. Se a bola estiver no lado esquerdo da defesa, cubra o meio campo e a lateral direita, marcando os meio-campistas, laterais ou atacantes do outro time.
Função. A principal função do defesa central é marcar os atacantes, evitando que estes criem possibilidades de gol. Normalmente, os defesas centrais possuem alta estatura, que permite a disputa de bolas aéreas com cabeceamentos .
Tire a bola do adversário só quando conseguir afastá-la.Ao dar o bote, movimente a perna como se fosse dar um passe, levando-a para o lado e na direção da bola.O melhor momento para o bote é o erro do atacante (um passe errado, um movimento desequilibrado, etc.).
Às vezes, as posições serão referidas por números. Por exemplo: o camisa 5 é o primeiro volante da equipe (mais dedicado à marcação), enquanto o 10 é o armador ou o craque e o número 1 é o goleiro titular.
Marcação individual por setor: cada jogador é responsável por um espaço e pelo jogador adversário que estiver dentro do local. Marcação mista: utiliza tanto a marcação zonal quanto a individual, que se alternam em circunstâncias específicas do jogo.
Quando uma equipe se defende, é preciso saber quando esperar o adversário e quando começar a cercar, tentar roubar a bola e impedir o avanço até o gol. A referência usada para tal ação são as linhas de marcação. São traços verticais que apontam aos jogadores quando eles devem realizar uma ou outra ação.
É um movimento que exige muita coordenação dos jogadores que a realizam, para que não ocorra desgaste excessivo e falhas na marcação cedendo espaços ao adversário de forma não racional, pois pressupõe correr riscos.
No futsal podemos observar três sistemas defensivos que dominam uma partida: a Marcação por zona, Individual e Mista.
Tipos de marcação no basqueteMarcação individual.Marcação por zona.Marcação mista.
Os sistemas defensivos e suas marcações, que são: marcação individual, por zona e mista. A marcação individual consiste em que cada marcador tem suas responsabilidades com seus marcadores acompanhado ele em todos os setores da quadra de jogo.
Um bom zagueiro deve ter bem desenvolvida a capacidade de desarmar o adversário, ou seja, roubar a bola dele sem cometer faltas. Logo após as ações de desarme também deve-se tentar manter o controle da bola para que a sua equipe tenha a posse de bola para atacar.
O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.