5 dicas de como eliminar gargalos de produção na sua empresa
Um gargalo de produção é o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria ou responsável pela etapa mais lenta no processo produtivo. Com isso, a produção da indústria é limitada à capacidade ou velocidade do gargalo. ... A ideia central é maximizar a operação no posto gargalo.
Fazendo um boa gestão de matéria-prima, você pode contar com fornecedores eficientes que entregam os insumos dentro dos prazos estipulados e com a qualidade necessária para evitar gargalos na linha de produção da sua fábrica.
Gargalo é a etapa do processo que limita o processo a produzir mais. Ou seja, é a atividade que possui mais fila e mais tempo de espera. O gargalo acontece quando a capacidade é menor do que a demanda. O gargalo restringe o seu processo em relação a produtividade.
Algumas metas podem ser, por exemplo: reduzir o tempo de transporte em 10%, aumentar a produtividade no recebimento de mercadorias em 15%, redução em torno de 5% dos gastos com combustível, reduzir os gastos com transporte em 20%, reduzir gastos com manutenção dos veículos em 15% e assim por diante.
Um gargalo ocorre quando algum ponto dentro do processo produtivo limita a produção final. Por exemplo: imagine uma indústria automotiva que produza mil carrocerias de automóveis por hora. Essas carrocerias, em seguida, passam pela pintura. Porém, o setor de pintura só consegue pintar oitocentas carrocerias por hora.
6 dicas para identificar gargalos em seus processos produtivos!
Controle o estoque O ideal é apostar em uma manufatura enxuta, que deve ser proporcional ao fluxo de demanda. Isso pode ser feito a partir do conhecimento prévio da quantidade de artigos vendidos — considerando inclusive as sazonalidades — e com programas de computador, como um software de gestão de confecção em moda.
Gargalo é uma restrição que cria uma dificuldade de escoamento de demanda. Normalmente, a restrição impede que a meta do processo seja alcançada e que o desempenho seja ótimo.
O primeiro passo para combater os gargalos de produção é conseguir identificar a existência de tais problemas.
Para reduzir esses problemas, é essencial mapear as etapas produtivas, elaborar e monitorar a execução de um plano de ação e implantar um sistema de automação. Levando este fato em consideração, é fácil entender porque gestores dão tanta ênfase na tarefa de identificar e eliminar gargalos.
Ou seja, se você quiser aumentar a produtividade e a capacidade produtiva da sua indústria, precisa trabalhar para reduzir ou eliminar os gargalos que estão impondo restrições na sua produção e consequentemente nas suas vendas.
Assim, fica mais fácil para o negócio identificar se o gargalo de produção foi mesmo eliminado e se as modificações no fluxo de trabalho não criaram novos problemas. Portanto, sempre identifique o nível de performance do negócio, defina as suas soluções para os problemas e avalie o resultado obtido com as correções.
Como tirar o contorno de uma imagem no Paint?
Qual o objetivo de trabalhar as letras do alfabeto na educação infantil?
Qual é o certo sabe explicar a Fui eu que B fui eu quem?
É normal ter muitas espinhas com 13 anos?
Quem tá com diarreia pode comer banana com aveia?
Quantos Patz posso tomar por noite?
Qual a atriz mais bem paga da Rede Globo?
Como é definido a convergência ou divergência de uma integral imprópria?
Como economizar combustível com o ar condicionado ligado?
Qual o conceito de sentença no novo CPC?
Qual o animal imune ao veneno de cobra?
Pode jogar garrafa de cerveja no lixo?
Qual é a parte posterior da coxa?
Quem foram os candangos que trabalharam na construção de Brasília?