5 dicas de como eliminar gargalos de produção na sua empresa
Um gargalo de produção é o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria ou responsável pela etapa mais lenta no processo produtivo. Com isso, a produção da indústria é limitada à capacidade ou velocidade do gargalo. ... A ideia central é maximizar a operação no posto gargalo.
Fazendo um boa gestão de matéria-prima, você pode contar com fornecedores eficientes que entregam os insumos dentro dos prazos estipulados e com a qualidade necessária para evitar gargalos na linha de produção da sua fábrica.
Gargalo é a etapa do processo que limita o processo a produzir mais. Ou seja, é a atividade que possui mais fila e mais tempo de espera. O gargalo acontece quando a capacidade é menor do que a demanda. O gargalo restringe o seu processo em relação a produtividade.
Algumas metas podem ser, por exemplo: reduzir o tempo de transporte em 10%, aumentar a produtividade no recebimento de mercadorias em 15%, redução em torno de 5% dos gastos com combustível, reduzir os gastos com transporte em 20%, reduzir gastos com manutenção dos veículos em 15% e assim por diante.
Um gargalo ocorre quando algum ponto dentro do processo produtivo limita a produção final. Por exemplo: imagine uma indústria automotiva que produza mil carrocerias de automóveis por hora. Essas carrocerias, em seguida, passam pela pintura. Porém, o setor de pintura só consegue pintar oitocentas carrocerias por hora.
6 dicas para identificar gargalos em seus processos produtivos!
Controle o estoque O ideal é apostar em uma manufatura enxuta, que deve ser proporcional ao fluxo de demanda. Isso pode ser feito a partir do conhecimento prévio da quantidade de artigos vendidos — considerando inclusive as sazonalidades — e com programas de computador, como um software de gestão de confecção em moda.
Gargalo é uma restrição que cria uma dificuldade de escoamento de demanda. Normalmente, a restrição impede que a meta do processo seja alcançada e que o desempenho seja ótimo.
O primeiro passo para combater os gargalos de produção é conseguir identificar a existência de tais problemas.
Para reduzir esses problemas, é essencial mapear as etapas produtivas, elaborar e monitorar a execução de um plano de ação e implantar um sistema de automação. Levando este fato em consideração, é fácil entender porque gestores dão tanta ênfase na tarefa de identificar e eliminar gargalos.
Ou seja, se você quiser aumentar a produtividade e a capacidade produtiva da sua indústria, precisa trabalhar para reduzir ou eliminar os gargalos que estão impondo restrições na sua produção e consequentemente nas suas vendas.
Assim, fica mais fácil para o negócio identificar se o gargalo de produção foi mesmo eliminado e se as modificações no fluxo de trabalho não criaram novos problemas. Portanto, sempre identifique o nível de performance do negócio, defina as suas soluções para os problemas e avalie o resultado obtido com as correções.
Quem é o responsável pela planta baixa?
Onde posso usar óleo de peroba?
Qual é a importância do estradiol na menopausa?
Para que é indicado o alprazolam?
Quanto tempo depois pode tomar a pílula do dia seguinte?
Como saber se a tontura e ansiedade?
O quê Ascensorista de elevador faz?
Qual é a língua mais fácil de se aprender no mundo?
Quais são os membros superiores?
Qual foi o motivo pelo qual o Japão se rendeu?
Qual componente controla a temperatura através do fluxo de água do motor para o radiador?
Quando a Caixa Econômica volta a funcionar normalmente 2021?
Como reduzir a gordura abdominal?
O mar morto está localizado entre quais países?
O que fazer quando tomar muito clonazepam?
Qual foi a primeira faculdade de Arquitetura no Brasil?
Qual o sentido do corpo para a Educação Física?