O exame Raio-X de Mãos e Punhos para Idade Óssea é feito em um aparelho de radiografia. O menor tem sua mão posicionada embaixo do aparelho de raio X e deve permanecer imóvel por alguns instantes para que as imagens fiquem boas. As imagens geradas são encaminhadas para um computador.
Como funciona o exame de idade óssea? Para a avaliação da radiografia da mão e do punho, realiza-se uma radiografia simples. O radiologista e o endocrinologista analisam então o número de ossos presentes, o formato destes e o espaço entre os mesmos.
Na grande maioria das vezes, o adolescente atingirá o seu potencial de crescimento, pois há espaço entre as placas de crescimento. Caso a idade óssea esteja atrasada além de 2 anos em relação à idade cronológica, deve-se avaliar se há algum problema de saúde que esteja interferindo no crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente.
A deficiência de hormônio de crescimento e de hormônios tireóideos causa o retardo da idade óssea mais grave. Condições, como tireotoxicose, puberdade precoce e, até mesmo, a obesidade, avançam a idade óssea.
Idade óssea avançada. Também é uma situação que demanda atenção quando há aumento da velocidade de crescimento e a idade óssea está adiantada em relação à cronológica. Um exemplo disso seria o quadro de puberdade precoce, que pode levar a consequências irreversíveis à estatura caso não seja tratado a tempo.
Quais são os animais que enxergam no escuro?
Qual as características do liberalismo?
Quais os sintomas da gordura no pâncreas?
Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?
O que o governo fazia para estimular a indústria nacional?
Como cuidar de suas roupas brancas?
Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?
O que comer à tarde de baixa caloria?
É possível nascer cabelo em careca?
Como identificar as cores frias?
Como se destacar no mercado atual?
Qual foi a principal característica do romantismo?