A solicitação deve ser feita pela internet, no portal de atendimento Meu INSS. É necessário ter inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e fazer um cadastro para acessar o site.
Passo a passo para solicitar o salário-maternidade
A licença-maternidade surgiu no Brasil em 1943 com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Inicialmente, o afastamento era de 84 dias, e era pago pelo empregador.
Os pais com licença parental partilhada devem informar as entidades empregadoras do tempo de licença de maternidade a gozar. Dispõem de um prazo de sete dias, após o parto, para o fazer. Em caso de cessação do subsídio, deverá comunicá-lo à Segurança Social dentro de 5 dias úteis.
Para solicitar o salário-maternidade não é necessário comparecer à uma agência do INSS. O processo é feito totalmente online. É possível solicitar o salário-maternidade pela internet, através do aplicativo ou portal do Meu INSS.
Se optar por gozar a licença parental inicial em 120 dias, receberá 100% da remuneração de referência, caso opte pelos 150 dias, apenas receberá 80%. Fonte: Guia Prático do Subsídio Parental do Instituto da Segurança Social, páginas 14 e 15, de 01 de outubro de 2020.
Quando é exigida procuração por instrumento público?
Quais as principais etapas do processo de avaliação de impacto ambiental?
Qual fruta é bom para dor no estômago?
Como fazer Check-in no Facebook pelo celular?
É necessário ferver o leite de vaca?
Qual o preço de um macaquinho?
Qual o produto mais vendido no Mercado Livre 2021?
Vai ser feriado dia 2 de fevereiro em Porto Alegre?
Quais são os estilos pessoais?
O que chamamos de primeira infância?
O que fazer quando se é sedentário?
Qual é a função de um comprador?
O que representa o crime ser de natureza formal?
Qual a diferença entre ansiedade e ataque cardíaco?