A dispensa é automática, sendo assim, somente quem quiser fazer o TCC deverá acessar seu Portal do Aluno e no AVA (Ambiente Virtual) e aceitar o termo para realização.
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.
Uma resolução do Ministério da Educação (MEC), publicada em 2018, trouxe uma novidade, dizendo que os cursos de pós-graduação Lato Sensu não precisam exigir dos alunos a entrega e a apresentação de TCC para tirar o diploma.
A resolução CNE/CES 01 de 18 tornou o TCC opcional na pós-graduação lato-sensu para que esses programas pudessem se destinar integralmente ao seu principal objetivo: capacitar indivíduos de maneira prática, em uma determinada área de atuação.
TCC não é obrigatório segundo portaria do MEC A pressão dos orientadores, a corrida contra o tempo e a avaliação que é feita em público por uma banca é algo que assusta, por isso muitos alunos deixam para fazer o TCC por último, depois de cursar todas as disciplinas da grade curricular.
Qual o prazo máximo para a entrega do TCC? Você terá o prazo de seis (6) meses para entrega do TCC, sendo considerado aprovado mediante nota igual ou superior a sete (7,0). As normas específicas para elaboração do TCC constam em regulamento próprio.
O TCC é uma atividade acadêmica obrigatória, principalmente em cursos de graduação. E sua função é avaliar o domínio do corpo discente (alunos) sobre o conhecimento técnico e cientifico do conteúdo lecionado ao longo do curso.
Nova portaria do MEC determina que o trabalho de conclusão de curso em Pós-graduação não é mais uma exigência. ... Com a nova resolução CNE/CES 01 de 18, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório.
O TCC funciona como um meio para que os novos profissionais testem, na prática, todo o conhecimento que foi absorvido ao longo do curso superior. Por isso, esse trabalho deve ser feito com capricho e empenho e contar com um tema de pesquisa relevante para o mercado em que o curso está inserido.
Algumas instituições podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um planejamento de marketing, ou por qualquer outra atividade vista como pré-requisito à conclusão do curso. Para Mario Sanches, professor da FGV, as mudanças são positivas.
Em 1995, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação publicou a Lei 9.131 que estabelecia que o TCC é obrigatório, ou seja, que deveria ser respeitado pelas instituições de ensino, a quem cabe a orientação aos alunos.
Medida que anula TCC também traz mudanças na composição do corpo docente. Crédito: UFRGS. Cursos de pós-graduação lato sensu não precisam exigir dos alunos a entrega e a apresentação de um trabalho de conclusão (TCC).
Quais as principais fontes de infecção hospitalar?
O que aconteceria se não existisse vulcão?
Quem é o representante do Poder Executivo municipal?
O que não pode faltar no guarda roupas de um homem?
Quanto custa para tirar o cpf?
Qual a relação entre a polinização realizada pelas abelhas e o uso de agrotóxicos?
É normal ficar com tosse depois do Covid?
Qual é o chocolate mais gostoso?
Quais as perguntas mais frequentes sobre autismo?
Qual seria a função da convenção de condomínio entregue para registrar incorporação?
O que significa concreto fck 20?
Como eu faço para anexar um documento?
Por que o céu é azul e o pôr do Sol e vermelho?