Recomenda-se dizer "bom dia, senhor" ou algo do gênero ao se saudar um superior. Preste a continência e, a seguir, cumprimente o soldado mantendo-a em forma. Caso deseje informar o oficial de algo, identifique-se e afirme a sua intenção. Por exemplo: "Senhor, soldado Souza se apresentando".
Para se dirigir a uma pessoa, fazendo-se referência a um oficial-general (ou maior autoridade), usa-se o tratamento na 3ª pessoa: Vossa Excelência (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019). Ex: “Tenente, acompanhe o general até o gabinete”.
Nos mesmos logares o superior, da primeira vez que fôr saudado pelo subordinado, além de retribuir a continencia póde dar-lhe Bom dia, fulano! ao que o subordinado responderá Bom dia, Sr. Tenente, etc! Dirá meu tenente, capitão, si fôr o superior da sua companhia; meu major, si fôr de seu batalhão, etc.
Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.
Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.
Por exemplo, podem ser responsáveis pela chefia de uma fração de tropa, constituída por 9 a 13 militares, ou ser responsáveis pela função de adjunto ao comando de um pelotão com 30 a 50 militares. Em algumas instituições militares, os sargentos têm apenas responsabilidades administrativas e de instrução de soldados.
A palavra sargento deriva-se do latim servientes (de servir, aquele que serve ou que auxilia na arma, na armada brasileira, segundo regulamento militar de 1808 - brasileiro e português). "O termo era usado, na Idade Média, para designar os guerreiros profissionais que auxiliavam aos cavaleiros, sobretudo nas ordens militares ".
Para se poder chegar até o posto de capitão, o sargento do Exército Brasileiro deve fazer um curso de aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos (EASA), em Cruz Alta - RS e, posteriormente, o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais, ministrado pela Escola de Instrução Especializada (ESIE), localizada no Rio de Janeiro-RJ.
Os postos da categoria de sargentos incluem os de sargento, propriamente dito e os de furriel - chamado subsargento na marinha. Esta categoria foi bastante reformulada em 1976, altura em que foram introduzidos novos postos e alteradas as responsabilidades dos existentes.
O que tomar para lubrificar as juntas?
Que dia vai sair Homem-Aranha 4?
Qual o prazo para interpor as razões?
O que é satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente?
O que é transitividade verbal 8 ano?
Pode ter relação no primeiro dia do anticoncepcional?
Quais são os 5 principais benefícios do JIT?
Como elogiar fotos no Instagram?
Quais maquininhas aceitam cartão virtual?
Qual o normal da pressão diastólica?
Qual é a invenção mais antiga do mundo?
O que não pode faltar na introdução de uma redação?
Como saber se seu músculo está crescendo?
Quanto ganha professor Harvard?
Qual país tem mais cultura do mundo?