O lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo). O lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer.
Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; divertido. Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer de a fazer. [Psicologia] Refere-se à manifestação artística ou erótica que aparece na idade infantil e se acentua na adolescência aparecendo sob a forma de jogo. Etimologia (origem da palavra lúdico).
Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.
Que serve para divertir ou dar prazer.
Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula e fora dela.
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo.
Espaço ideal para criar e ser feliz Nesse período ocorrem as primeiras vivências, que servirão de base para um saudável desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social.
Na escola, as brincadeiras de corda, pega-pega, circuitos, gincanas, esportes e dança são atividades que devem ser frequentes, pois, além de trazer benefícios individuais, fazem com que o cotidiano seja mais dinâmico e atrativo, tanto para as crianças quanto para os professores.
Faça parte da brincadeira – A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário, além de permitir que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos.
O presente estudo intitulado “O EDUCADOR E O LÚDICO: Jogos e brincadeiras utilizados pelos professores dos Centros de Educação Infantil e sua influência no processo de ensino-aprendizagem” teve com objetivo averiguar o uso do lúdico como ferramenta.
E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema.
Ferreira; Silva Reschke ([s/d], p.7) explicam que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade.
Segundo Horn (2004, p.24), o lúdico, ou seja, as brincadeiras jogos e brinquedos, na Educação Infantil são de suma importância para o desenvolvimento das crianças, pois são atividades primárias, as quais trazem benefícios nos aspectos físico, intelectual e social.
Quanto tempo após tomar antibiótico pode vomitar?
Como ligar o gás na churrasqueira?
Como calcular o custo da produção agrícola?
Como ficou o exame toxicológico para motorista profissional?
Qual a diferença entre cimento e cimento branco?
O que são redes sociais e quais são?
Qual a diferença básica entre o custeio por absorção e o Custeio ABC?
Qual a vigilância que pode atuar nos portos e aeroportos?
Qual é o conceito de ortotanásia?
Quantas frutas têm com a letra C?
O que pode ser emagrecimento rapido?
Como preparar a pele pro verão?
Qual o melhor vermífugo para pessoas?