* Nas adverbiais, mesmo não sendo de cunho obrigatório, é sempre recomendável utilizar a vírgula para separá-las da oração principal. Como estava chovendo muito |, resolvemos adiar a viagem. Contudo, se a oração subordinada vier depois da principal, a vírgula pode ser dispensada.
O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos. Ex: Minha esperança é somente esta |, que você possa um dia me entender.
As orações subordinadas adverbiais, tal como os advérbios, desempenham a função sintática de modificador. Assim, sempre que a oração subordinada adverbial antecede ou está intercalada na oração subordinante (principal), é isolada por vírgulas dado que não se encontra na sua posição canónica.
Exemplos: Existem dois tipos de orações coordenadas: as sindéticas (ligadas por uma conjunção) e as assindéticas [ligadas por pontuação (vírgula, ponto e vírgula ou ponto)].
Como chovia muito naquele instante|, resolvemos não prosseguir. * Caso a oração subordinada venha depois da principal, o uso da vírgula é dispensável. Exemplo: Todos ficaram surpresos | quando chegamos.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas. As orações Reduzidas apresentam as seguintes características: Não se iniciam com um pronome relativo. Contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio. De acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio. Exemplos:
As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais, Proporcionais. Oração Subordinada Adverbial Causal - Exprime a causa. Exemplo: Já que está nevando ficaremos em casa.
Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Meu desejo era que me dessem um presente.
Quando a oração exerce uma dessas funções, ela se classificará como substantiva. No exemplo citado, está faltando o sujeito do verbo “ser”, que será fornecido pela oração subordinada subjetiva. Prossiga assim, listando exemplos de frases e classificando as orações que se encaixam na respectiva função sintática.
Qual a finalidade das placas de circuito impresso?
O que se comemora no dia 03 de outubro?
Quantos patrimônios culturais o Brasil possui?
Como é a dor de cabeça de meningite?
O que fazer para surpreender uma amiga?
Quais são as formas de avaliação de desempenho?
Quais portas o protocolo de FTP utiliza?
Qual o conceito de polissíndeto?
Como calcular ângulos alternos?
O que é bom para aumentar a energia do corpo?
O que são práticas educativas em espaço não escolar?
Qual o prazo para entrega do laudo pericial criminal?
De quem é a competência para elaborar o edital?
Como são classificadas as informações?
Como Converter PDF para MOBI sem desconfigurar?