O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal.
A vírgula representa uma breve pausa na língua escrita. Além disso, ela também é comumente utilizada para separar termos da oração ou orações de um período.
A posição do sujeito nessa oração é anterior ao predicado, por isso, é chamada de ordem direta. Entretanto, é possível observarmos que os sujeitos podem ocupar outras duas posições nas orações. Vejamos cada uma delas: Não pare agora...
Essa vírgula não é obrigatória, mas pode colocá-la. Embora separe o sujeito do predicado, trata-se de uma situação admissível, se do sujeito fizer parte uma oração relativa adjectiva restritiva («que o colaborador queira acrescentar»), sobretudo quando se juntam duas formas verbais de orações diferentes.
Tipos de Predicado e Predicativo Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado.
Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado. Observe os exemplos: As mães preocupam-se muito com os filhos. Os perfumes me dão alergias no pescoço.
“Quem domina e coloniza” e “dá o nome” não são, respectivamente, sujeito e predicado da frase? Guilherme Netto – Paris, França Sim, Guilherme, está correta sua análise da frase que escrevi, assim como também é verdade que não se deve colocar, na pontuação moderna, uma vírgula entre o sujeito e o predicado.
Vírgula entre sujeito e predicado. Sabemos que o sujeito e o predicado não podem ser separados por vírgula: Crédito da imagem: página Português é Legal. Um livro muito conhecido traz o título de “Quem ama, educa”.
Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. Exemplo: A pequena criança contou-se a novidade com alegria no olhar. Sujeito Predicado. Para ajudar a localizar o sujeito, há três critérios:
Sujeito inexistente: ocorre quando simplesmente não existe elemento ao qual o predicado se refere. - haver: no sentido de existir, acontecer e na indicação de tempo passado. Exemplo: Houve poucas reclamações. - fazer: na indicação de tempo passado e de fenômenos da natureza.
Quantos pontos precisa para passar no Encceja?
Como montar uma operação rubi?
Quem fica com a certidão depois do divórcio?
Até quando a empresa pode pagar o dissídio 2020?
Como funciona a Lava-louças Brastemp 8 serviços?
Como fica o colo do útero depois do período fértil?
Como é calculada a nota individual do Enade?
É normal o pé doer depois de tirar o gesso?
Como funciona a fibra óptica Manual do mundo?
O que é e para que serve o Reiki?
Como será o recolhimento do FGTS no eSocial?
Qual é a média de nota da Uninove?
Como está o comércio em Manaus?
Quando o muco indica gravidez?
Como fica o útero depois da cauterização?