A ideia era simples: o aparelho dispunha de um transmissor, que consistia em um manipulador com capacidade para abrir e fechar um circuito elétrico de forma intermitente. Ao fechar o circuito elétrico, uma corrente elétrica circulava pelo transmissor. Essa corrente ativava um eletroímã, o qual atuava como um receptor.
Foi muito utilizado pelos governos e corporações militares para transmitir mensagens por meio de uso de códigos e nenhuma outra mensagem poderia ser transmitida pelo mesmo fio antes que a primeira tivesse chegado ao seu destino final. O código Morse, criado por Samuel Morse, era amplamente utilizado nos telégrafos.
O telégrafo foi desenvolvido entre os anos de 18, por Samuel Morse e outros inventores, e revolucionou a comunicação a longas distâncias. Sinais elétricos eram transmitidos via cabos entre estações e, conjuntamente, ocorreu a implementação do conhecido Código Morse para simplificar a recepção das mensagens.
Antes mesmo do próprio telefone -outra grande descoberta-, surgiu nos Estados Unidos da América o telégrafo, aparelho usado para enviar mensagens de longa distância utilizando códigos para uma rápida e confiável difusão.
Foi a primeira tecnologia que permitiu a transmissão de dados de forma instantânea, enquanto que o telégrafo elétrico foi o primeiro a empregar sinais elétricos para tais fins. Hoje pode parecer estranho, mas a capacidade de acelerar a transmissão de dados de forma radical não foi apreciada imediatamente.
Cerca de 32 anos depois da primeira transmissão feita por um telégrafo, surgiu uma nova invenção: o telefone, modificando e transformando a comunicação entre os indivíduos. A invenção desse meio de comunicação foi atribuída, inicialmente, a Alexander Graham Bell, em 1876.
O termo vem das palavras gregas “tele”, que significa “à distância” e “graphien”, que significa “escrever”. O protótipo do telégrafo foi demonstrado por Joseph Henry em 1830. Ele transmitiu uma corrente elétrica por um fio de aproximadamente 1,6 km de comprimento para ativar um sino na extremidade oposta do circuito.
Assim, se tornou uma das formas mais rápidas para se transmitir uma mensagens à distância. O telégrafo foi inventado em 1835 pelo pintor Samuel Morse. O artista tinha grande interesse em assuntos relacionados à eletricidade e à arte tendo estudado em Londres para se aperfeiçoar.
Após alguns anos, os telégrafos foram substituídos por uma versão mais sofisticada sem a utilização do fio de eletricidade. Isso era possível por meio da transmissão de mensagens pelo ar. Dessa forma, o telégrafo sem fio deu início ao que hoje conhecemos como rádio.
Embora tenha sido criado originalmente como uma maneira de se comunicar usando as linhas de telégrafo, ele ainda é utilizado hoje em dia por radioamadores e também é útil para enviar sinais urgentes em emergências. Ainda que não seja difícil aprendê-lo, é preciso dedicação e estudo, como em qualquer outro idioma.
O que é preciso para ser disciplinado?
Como passar os verbos para o passado simples em inglês?
Porque o ar-condicionado não esquenta?
Como transferir arquivos do notebook para o celular via Bluetooth?
Como saber se o Office e 32 ou 64 bits?
Como ser o melhor em tudo o que faz?
Como aplicar testosterona na pele?
Como ser calmo frio e calculista?
Como saber se meu CPF foi utilizado?
Como passar roupa sem deixar marca do ferro?
Como fazer uma carta de resposta?
Como irritar uma pessoa na discussão?
Como fazer download de vídeos do Instagram?
Qual o processo da farmacodinâmica?
Como funciona o processo seletivo simplificado da PUC Minas?