Posicione um lenço retangular — ou quadrado, mas que seja dobrado em forma de tira — atrás da cabeça, próximo a nuca e com as pontas em direção a testa; Faça dois nós com as pontas soltas na frente da testa; Feito isso, leve as tiras soltas da parte de trás do lenço para frente da cabeça e o turbante estará pronto!
Uma das regras simples de usar acessórios na cabeça é buscar cores em contraste com o seu cabelo. O ruivo por exemplo pode se dar muito bem com turbante preto ou cinza mas não tão bacana com um vermelho. A ideia é o item chamar mesmo a atenção e quanto mais contraste tiver com seu tom de pele e cabelo melhor.
Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também ao Sikh indiano. Ainda na Índia, os turbantes também podem representar a casta e o status financeiro, além da religião.
A cultura africana é cheia de nuances e símbolos maravilhosos, e um deles é o turbante. Visto também como referência às religiões de matriz africana, o adereço é muito usado para modelar os cabelos crespos ou cacheados e, historicamente, “coroar” as mulheres negras.
E super fácil de fazer: É só pegar seu acessório de tecido ou arame, começar colocando uma faixa larga na frente, apoiada na raiz do cabelo e torcer ou amarrar atrás, e aí é só deixar as pontas soltas caídas na lateral junto com o cabelo!
Turbante mulher empoderada
Simples: 1 - deixe o cabelo bem solto e coloque-o para baixo e a para frente, para emoldurar o rosto. 2- Para modelo faixa pronto: só vestir, começando por apoiar o detalhe da frente na testa e acomodar o restante do acessório na cabeça, se ficar bagunçado,tire e coloque de novo.
De modo geral, define-se apropriação cultural como o uso de objetos e expressões originárias de outras culturas fora do seu contexto. Isso ocorre quando um povo dominante ressignifica símbolos e práticas de outro, historicamente dominado por ele, que antes eram vistos com preconceito, tornando-os objetos de consumo.
As peças eram usadas como símbolo de resistência da sua cultura e reafirmação da sua identidade africana. O uso do turbante no Brasil hoje também tem a função de relembrar e reforçar os aspectos da cultura negra africana, resistindo e lutando contra o racismo e o preconceito.
Os turbantes também podem ser incorporados a religiões africanas como o Candomblé, vinda da África e implantada no Brasil pelos negros que foram escravizados e trazidos para cá.
A origem datada dos turbantes é desconhecida, mas acredita-se que este elemento cultural já é usado no Oriente antes mesmo do surgimento do Islamismo, diferente do que muitas pessoas pensam. Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também ao Sikh indiano.
Turbante com arame: alguns modelos de turbante vêm com um arame na estrutura, costurado por dentro do tecido. Dessa maneira, fica mais fácil e prático de trabalhar com o turbante na hora de fazer as amarrações, principalmente se você costuma não acertar na hora de colocar o seu turbante.
Qual tipo sanguíneo não é compatível?
Porque o café não pode ferver?
Quais são os advérbios exemplos?
Quais os tempos dos motores 2 tempos?
Quais os fatores de risco para flebite?
Quanto tempo leva para descobrir gravidez?
Qual o período máximo de atestado médico?
O que são as habilidades socioemocionais?
Quais as doenças que mais acometem os brasileiros?
Como ficou conhecida a fuga dos hebreus do Egito como conseguir escapar?
Qual a diferença entre arritmia cardíaca e taquicardia?
O que é a produção agropecuária?