Quando um aluno canadense termina a faculdade de medicina, ele também não pode atuar diretamente como um médico independente. Ele necessariamente precisa fazer uma residência médica. E é nesse ponto que entra um graduado em medicina no Brasil, ou mesmo alguém que já tenha feito residência.
4 anos
O programa canadense de medicina geralmente dura 4 anos, exceto na Universidade McMaster e Universidade de Calgary, as quais oferecem um programa ininterrupto de 3 anos.
Médicos graduados no Canadá são chamados de CMG ( Canadian Medical Graduates ), e IMG são os International Medical Graduates (que é o seu caso, se você tiver feito faculdade no Brasil).
MCCQE 1: obrigatório médicos formados no exterior e no Canadá. MCCQE 2: exame de segunda fase obrigatório médicos formados no exterior e no Canadá. Passada a fase dos exames obrigatórios, para trabalhar como médico no Canadá é necessário fazer a residência, mesmo já tendo exercido a profissão no Brasil.
Para um canadense ser encaminhado para um atendimento médico convencional em um hospital a figura do médico da família é fundamental. É responsabilidade desse profissional atender e assistir crianças, jovens, adultos e idosos e observar a necessidade de encaminhá-los para o atendimento de especialidades.
Dentro desse programa, os médicos têm uma experiência de trabalho no Canadá na empresa que trouxe ao país com uma licença médica restrita ,tendo a oportunidade de exercer a profissão aprendendo ainda mais. Após o término, se não houver contratação, o médico retorna ao seu país de origem.