Os candidatos para a função devem ter, no mínimo, conhecimento básico da língua portuguesa, pois poderão ser convocados como intérpretes. O cônsul honorário cumprirá um mandato de 4 anos, podendo ser renovado por igual período.
- Salário: O Cônsul Honorário (a) realiza seu trabalho sem remuneração, por ideal e filantropia enquanto (a) Cônsul de Carreira é um funcionário (a) remunerado do governo que representa, podendo ser de carreira (curso superior de diplomacia), empresário, político ou qualquer cidadão deste país.
Um cônsul honorário no Brasil surge quando da seguinte situação: um governo estrangeiro tem interesse em ser representado por aqui, mas carece de verba para tanto (consulados de carreira demandam equipe, aluguel, regalias). A solução é nomear um residente local — geralmente com bom trânsito empresarial e político.
"Cônsul-Geral" é o título conferido ao diplomata que chefia um Consulado-Geral. "Chanceler" é o título conferido ao Ministro das Relações Exteriores, sobretudo na tradição latino-americana. O Cônsul Honorário não é funcionário do Governo brasileiro. Sua nomeação se faz a título honorífico.
Diferentemente do diplomata, que é o funcionário encarregado de representar o seu Estado perante um país estrangeiro ou organismo internacional, o cônsul não tem função de representação política junto às autoridades centrais do país onde reside, mas atua na órbita dos interesses privados dos seus compatriotas.
SubstantivoEditar
Singular | Plural | |
---|---|---|
Masculino | cônsul | cônsules |
Feminino | cônsul / consulesa | cônsules / consulesas |
O termo “cônsul” originou-se no latim, quando, na Roma Antiga, referia-se ao magistrado supremo eleito por um período limitado. Atualmente, a definição de cônsul remete àquele que é responsável pelas relações entre seu país de origem e seu povo em território estrangeiro.
A carreira diplomática enquadra várias funções, mas o cônsul honorário não é uma delas. Na verdade, essa é uma posição voluntária. Dessa forma, todas as funções que ele exerce têm o apoio de uma repartição consular. Cônsules honorários são pessoas que mantêm vínculos com o Brasil e servem como ponte entre o MRE e a comunidade brasileira local.
Quem são os ocupantes atuais e quais os endereços dos consulados honorários? Nomes dos atuais ocupantes e respectivos dados de contato, poderão ser encontradas, na seção "Seu destino" do Portal Consular após a escolha do país onde deseja localizar nossas representações.
E como eu faço para ser um Cônsul? Para ser um cônsul, você precisa antes ingressar na carreira diplomática por meio de concurso público, o qual é demandado pelo Itamaraty, tradicionalmente, todo ano. É o nosso famoso CACD. Quer saber o passo a passo de como se preparar para se tornar um diplomata?
Cônsul: é o título conferido a quem dirige os Consulados. Sua função é semelhante a de um Cônsul-Geral, porém sua repartição consular é de menor expressão. Vice-Cônsul: é aquele subordinado ao Cônsul, possuindo assim o segundo maior título dentro de um Consulado.