Observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos. Citando o exemplo da palavra – “casa”: Notamos que a sílaba ca foi pronunciada mais fortemente que a sílaba sa. Por isso dizemos que ela é a sílaba tônica.
O acento tônico refere-se à intensidade dos fonemas na fala, e os acentos gráficos, como o agudo e o circunflexo, marcam a sílaba tônica na escrita.
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
Como essa intensidade fonética ocorre em posições distintas em cada palavra, ou seja, pode estar na última, penúltima ou na antepenúltima sílaba, podemos classificar as palavras quanto à posição da sílaba tônica. Lembre-se de que nem sempre há acentuação na sílaba tônica.
Como expressar tristeza em um texto?
Como tirar extrato no caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal?
Qual a cidade mais visitada da Alemanha?
O que se entende por periculosidade?
Como os cachorros enxergam os humanos?
Como ter um anúncio publicado no Instagram?
Qual a diferença entre eficiente e eficaz de um exemplo?
Qual a altura de Janet Jackson?
Quando cessa a tutela e curatela?
Quanto tempo o piercing Daith demora para cicatrizar?
Quanto custa o curso de piloto privado?
Quais são as desvantagens da usina hidrelétrica?