Formas de transmissão A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
A sífilis é classificada em quatro tipos:A sífilis adquirida recente (com menos de 1 ano de evolução), com tres fases: primária (Também chamada de crânco duro), secundaria e latente recente.Sífilis adquirida tardia (com mais de 1 ano de evolução), com duas fases: latente tardia e terciária.
Importante: ao contrário do que muitos podem pensar, não é possível pegar sífilis através do contato com assentos, vaso sanitário, água de piscina, banheira, toalhas, roupa ou talhares.
Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de dez a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária.
3. Sífilis terciáriaLesões maiores na pele, boca e nariz;Problemas em órgãos internos: coração, nervos, ossos, músculos, fígado e vasos sanguíneos;Dor de cabeça constante;Náuseas e vômitos frequentes;Rigidez do pescoço, com dificuldade para movimentar a cabeça;Convulsões;Perda auditiva;Vertigem, insônia e AVC;
24 curiosidades que você vai gostar
Sífilis secundária - sintomas
Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Não aparecem sinais ou sintomas.
Sífilis latente pode ser precoce (< 1 ano após a infecção) ou tardia (≥ 1 ano após a infecção). Não há sinais e sintomas, mas os anticorpos detectados pela sorologia para sífilis (STS) persistem.
Causas e Sintomas
Na mulher, essa ferida pode não ser tão aparente, ficando “oculta” dentro da vagina ou colo do útero, adiando o diagnóstico. Esta úlcera é acompanhada de ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada.
O que causa sífilis
A sífilis tem como causa uma bactéria, a Treponema pallidum, transmitida por meio de relação sexual, seja ela vaginal, seja anal, seja oral. Outra forma de contágio é transmissão vertical: a sífilis é "passada" pela mãe ao bebê, durante a gestação ou o parto.
A infecção, causada pela bactéria Treponema pallidum, também tem potencial para desencadear condições como aneurismas, inflamações e danos às válvulas e artérias do coração, incluindo a aorta. Tal agravamento ocorre quando a enfermidade não é diagnosticada ou remediada corretamente.
Compartilhamento de agulhas, no caso do uso de drogas injetáveis, por exemplo, em que a bactéria presente no sangue de uma pessoa pode passar para outra; De mãe para filho através da placenta em qualquer fase da gravidez e também através do parto normal se o bebê entrar em contato com a ferida da sífilis.
É o caso da diarreira, da hepatite A e, com menos frequência, do herpes e do HPV (vírus do papiloma humano, que pode causar câncer do colo do útero).
O Treponema pallidum multiplica-se por fissão binária a cada 32 a 36 horas. É um patógeno exclusivo do ser humano. Não sobrevive muito tempo no ambiente, é destruído pelo calor e pela falta de umidade.
A sífilis é uma infecção causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum. É uma doença de evolução lenta e, caso não tratada, sua história natural envolve as seguintes fases: Primária.
...
Sífilis terciáriaSífilis gomatosa.Neurossífilis tardia.Sífilis cardiovascular.
Sífilis secundária - sintomasOs sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. ... Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Sífilis terciária: a última e mais grave etapa ocorre quando a bactéria começa a afetar o cérebro, o coração e os ossos, gerando graves lesões no organismo. Ela demora até quarenta anos para se manifestar dessa forma. Sífilis congênita: é o nome dado para a infecção quando transmitida da mãe para o bebê.
Porém, caso não seja tratada corretamente, a doença pode retornar com um quadro mais agressivo, acompanhado de complicações graves. Essas complicações incluem cegueira, doença cardíaca, transtornos mentais, paralisia e, em alguns casos, até a morte.
Olá o tratamento da sífilis dura no máximo três semanas. Precisa ser acompanhada por infectologista por 2 anos realizando exames. Se necessário pode ser feito uma segunda dose de benzetacil.
Sífilis terciária
O estágio mais perigoso da doença, mas também o mais demorado, já que pode surgir depois de décadas do contágio, se o paciente não se submeter ao tratamento. As manifestações são em forma de lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, que podem ser graves a ponto de levá-lo a óbito.
Outros sintomas da Sífilis são verrugas na região genital, feridas na boca, ínguas no corpo, febre e dores nas juntas, além de queda de cabelos. O sintoma é um corrimento amarelo-esverdeado com mau cheiro. Dói para ter relações sexuais. Os órgãos genitais coçam muito e fica ruim para fazer xixi.
São complicações da sífilis congênita:Aborto espontâneo.Parto prematuro.Má-formação do feto.Surdez.Cegueira.Deficiência mental.Morte ao nascer.
Os primeiros sintomas aparecem entre duas a seis semanas e desaparecem de forma espontânea, independentemente do tratamento. A Segunda fase pode surgir entre 6 semanas e 6 meses após a infecção e os sintomas podem desaparecer independentemente do tratamento.
Idealmente depois de 3 meses. Para dizer se houve cura ou não apenas depois da confirmação da queda das titulações em pelo menos 2 diluições.
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.Podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. ... Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo.
FTA-ABS ou VDRL
O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.
Quais são os materiais que são bons condutores de calor?
Como ativar pesquisa por voz no Google no iPhone?
Como são chamadas as rochas que sofrem intemperismo?
Qual a vantagem da lente polarizada?
Como são as cadeias no Brasil?
Onde consultar descrição de cargo?
Quem são os moradores de pequenas propriedades rurais?
Onde vejo todas as minhas notas fiscais emitidas?
Quais os nomes dos dentes da boca?
O que é a base de dados Lilacs?
Como achar imagem igual no Google?
Como pesquisar alguma coisa no Google?
Como pesquisar Jurisprudência no site do TJSP?
Como pesquisar imagem do Word?
Qual o valor aproximado da velocidade do som no ar?
Como é realizada a síntese de insulina?
Como é o processo seletivo da TMKT?