Não é à toa que isso acontece, já que foi na Grécia Antiga que surgiu a palavra mito. Em grego, mito se escreve assim: mythos. Parthenon, antigo templo grego, Atenas (Grécia).
Mito vem do Grego MYTHÓS, que tinha um grande número de significados dentro de uma idéia básica: “discurso, mensagem palavra, assunto, invenção, lenda, relato imaginário”. Modernamente está fixada nestes últimos sentidos. ... Seu significado atual gira em torno de “desconhecido, intrigante, não esclarecido”.
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis.
Os mitos fazem parte da vida do homem desde o início dos tempos, dando resposta aos fenômenos e apresentando-se em vários aspectos. ... A maneira de pensar e exprimir o pensamento são funções da filosofia, caracterizando a transição do mito para a filosofia como um processo de evolução do pensamento.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Os mitos de origem são histórias simbólicas que narram acontecimentos de um passado distante, eles dão sentido à vida no presente, pois explicam como o mundo e todos os seres passaram a existir.
Os mitos fundadores são histórias simbólicas, carregadas de sentido, que buscam explicar a origem dos povos e dos demais seres.
O mito possui três funções principais: 1. Explicar – o presente é explicado por alguma ação que aconteceu no passado, cujos efeitos não foram apagados pelo tempo, como por exemplo, uma constelação existe porque, há muitos anos, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta, mas uma deusa levou-as para o céu e transformou-as em estrelas.
Origem e Função do Mito. O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.
A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito. Assim, Homero (Íliada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia e Dos trabalhos e dos Dias) são considerados os educadores da Hélade (como se chamava a Grécia) por excelência, ...
Foram essas histórias que primeiro chamamos de mitologia, isto é, um conjunto de mitos que explicavam o mundo. Assim sendo, desde aquela época, o Mito é uma narrativa sobre a origem ou forma de alguma coisa. No começo, a transmissão dessa mitologia acontecia de maneira oral, geração após geração.
Como explicar o estado de natureza e o contrato social em John Locke?
O que é direito adquirido do trabalhador?
Quando o colo do útero está fechado significa gravidez?
Por que o rei babilônico Hamurabi Tornou-se famoso?
Precisa usar carimbo no atestado de óbito?
Quando o homem começou a comer carne na Bíblia?
O que é Setor Primário secundário e terciário e Quaternario?
Quais são as principais normas de biossegurança?
Quem trabalha com defensivos agrícolas têm direito a insalubridade?
Qual a consequência da deficiência de surfactante nos Recém-nascidos prematuros?
O que significa varredura na tomografia?
Qual é a melhor marca de melatonina?
Quanto tempo depois de tomar azitromicina posso ter relação?
Qual a diferença entre o Naruto clássico e Shippuden?
Para que serve a periodização do treinamento?
Como calcular quantidade de salgadinhos por pessoa?
Quais são as normas que servem de parâmetro para este controle?