As feiras medievais surgiram com o declínio do sistema feudal na Idade Média e o desenvolvimento dos burgos, nome dada as cidades medievais que, anteriormente pertenciam aos senhores feudais e, com o passar do tempo e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia, elas foram se desenvolvendo durante o período ...
As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias e aconteciam uma ou duas vezes por ano, reunindo mercadores de várias partes do mundo.
As feiras medievais eram pontos de comércio temporário resultantes do renascimento comercial europeu. Constituíam pontos de encontro de mercadores que se utilizavam de rotas terrestres e, principalmente, fluviais de escoamento de mercadorias, onde praticavam intenso comércio.
Ainda é meio nebulosa a origem das feiras-livres nas grandes cidades, pois alguns especialistas afirmam que em 500 a.C. já se realizava essa atividade no Oriente Médio e, outros não menos estudiosos, dizem que essas atividades surgiram na Idade Média relacionadas às festividades religiosas.
Stagshaw na Inglaterra é documentada por receber feiras anuais a partir de 1293, consistindo-se em comércio de animais.
As feiras, que duravam só um dia, ou até três, (muitas vezes associadas com a celebração de um santo), normalmente eram organizadas nos arredores de uma igreja ou mosteiro.
No que diz respeito ao tempo de duração, a feira durava, no máximo, oito dias.
Quem incentivava as feiras medievais eram os artesãos, pois nessas feiras é que eles apresentavam e vendiam seus produtos para o público geral, sendo uma fonte de renda para eles e suas famílias.
Os mercadores que faziam rotas do oriente médio para a Europa faziam acordos com os governantes das cidades do caminho de volta para poderem ficar do lado de fora das fortificações, e assim acabavam fazendo feiras nesses locais.
Entre as principais feiras medievais estão a de Champagne, na França e a de Flandres, na Bélgica. Diante disso, com o crescimento demográfico e o êxodo rural para os burgos (cidades medievais), o comércio foi intensificado (pela criação das guildas e corporações de ofício) e consolidado (sistema capitalista primitivo), ...
No território português, a feira mais antiga que se conhece é a de Ponte de Lima, instituída em 1125, seguida, ainda no século XII, pelas feiras de Melgaço e de Constantim de Panóias ( concelho de Vila Real ). Posteriormente, nos inícios do século XIII, foram instituídas as feiras de Vila Nova de Famalicão e Castelo Mendo (concelho de Almeida ).
As Feiras representam um fenômeno sociocultural e econômico proveniente dos aglomerados de pessoas e barracas, donde são comercializados diversos tipos de produtos nas ruas (alimentos, roupas, sapatos, acessórios de casa, artesanato, etc.), com o intuito de oferecer mercadorias a preços mais baixos. Origem e Desevolvimento das Feiras
Inicialmente as feiras exerciam atividades comerciais mais locais, mas com o passar do tempo elas se tornaram amplos espaços de negócios, recebendo e comercializando produtos de diferentes regiões da Europa, África e Ásia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Pode beijar com elástico no aparelho?
Quantas notas fiscais posso emitir por mês?
Qual é o melhor horário para tomar a vitamina E?
O que significa Park jimin em português?
Como saber 20 por cento de um valor?
Quanto tempo devo ligar o boiler?
Quais sintomas de tumor no intestino?
Qual a diferença entre Poxa e puxa?
Quais são os principais componentes da derme?
Porque o alcance dos stories do Instagram caiu?
Quem precisa de integração sensorial?
Qual a importância do comércio marítimo para a economia brasileira?