Os seres humanos se organizavam e viviam em pequenos grupos (clãs) entre 30 e 40 pessoas, que eram comandados por um líder (provavelmente o homem mais forte). As relações eram endogâmicas, ou seja, ocorriam dentro do próprio grupo. A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos).
Os homens se organizavam em pequenos grupos, cuja liderança era do mais forte e experiente. Aos homens cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.
Ou seja, os seres humanos eram nômades e dependiam da caça, pesca e cultivo de frutos e raízes para sobreviverem. Além disso, são conhecidos como homens da caverna. ... Por fim, com as técnicas de agricultura cada vez mais avançadas, os seres humanos desse período começaram a transição para a sedentarização.
No início do paleolítico a organização social se baseava em pequenos grupos humanos, e unidos por laços familiares. ... Onde as mulheres cuidavam das crianças e juntamente com elas eram responsáveis pela coletas de frutos e raízes, os homens caçavam, pescavam e defendiam o território, sempre realizavam as tarefas em grupo.
O Paleolítico é chamado também de Período da Pedra Lascada, pois os hominídeos utilizavam as pedras que estavam à sua disposição para afiar suas lanças ou criar objetos cortantes, que facilitavam a caça de animais e a colheita de frutos. O Paleolítico foi dividido em três fases (Inferior, Médio e Superior).
Com o surgimento das primeiras vilas, a divisão das funções tornou-se indispensáveis. No período Neolítico as mulheres assumiam as tarefas da casa, a educação dos filhos, o cuidado com a terra e preparo dos alimentos. Já os homens eram encarregados de caçar, pescar e garantir a segurança da aldeia.
Nessa época, os grupos humanos sobreviviam por meio da prática da caça e da coleta. Para a captura de grandes animais, os grupos humanos agiam coletivamente com a organização de armadilhas ou acuando os animais para despenhadeiros que causavam a morte da caça.
Outra transformação importante no Paleolítico foi o uso da pedra lascada. As experiências adquiridas a partir da vivência deram aos hominídeos conhecimento sobre a melhor maneira de caçar, pescar e colher.
As principais características do período Paleolítico foram: 1 - Fabricação de ferramentas e instrumentos de caça Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira.
No fim do Paleolítico, uma série de glaciações transformou as condições climáticas do mundo. As temperaturas tornaram-se mais amenas e, a partir de então, foi possível o processo de fixação dos grupos humanos. Com isso, uma série de mudanças marcou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico.
O controle do fogo foi de fundamental importância para os grupos humanos no Paleolítico, pois possibilitou o aquecimento contra o frio, o cozimento dos alimentos (principalmente da carne), a iluminação de ambientes internos e exernos, além de ajudar no enfrentamento aos animais selvagens. No Paleolítico, os homens já realizavam rituais funerários.
Quantos filhos Draco Malfoy tem?
Como fazer alguem se apaixonar por você?
A comunicação por formas não verbais?
Por mim mesma ou por eu mesma?
Como acabar com a ansiedade de uma vez por todas?
Quanto tempo é preciso trabalhar para receber seguro desemprego?
A paz que excede todo entendimento?
O que precisa para viajar com cachorro de onibus?
O que fazer para um coffee break?
O que dar de presente para amiga?