Organização do músculo esquelético Cada fibra muscular é envolvida por endomísio, que é formado pela lâmina basal da fibra muscular em associação com fibras reticulares. Os feixes de fibras são, então, envolvidos por perimísio, os quais são finos septos de tecido conjuntivo.
O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
As fibras musculares são envolvidas por bainhas de tecido conjuntivo (epimísio, perimísio e endomísio) que mantêm as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro.
O músculo estriado esquelético é constituído por células alongadas, com µm de diâmetro e 30 cm de comprimento. Essas células são formadas pela fusão de células precursoras denominadas miócitos, sendo, por isso, multinucleadas.
a) Fáscia Superficial: separa os músculos da pele. b) Fáscia Muscular: é uma lâmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os músculos e outros órgãos do corpo. c) Epimísio: é a camada mais externa de tecido conjuntivo, circunda todo o músculo.
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
Este tecido é composto por feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas, que apresentam estriações transversais e que contém muitos filamentos, as miofibrilas.
TECIDO CONJUNTIVO As principais funções desse tecido são: unir e manter ligadas as diversas partes do organismo.
O tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal.
No músculo esquelético existem as fibras rodeadas por uma matriz de tecido conjuntivo e colagénio. As fibras musculares esqueléticas podem ter entre ym de diâmetro e múltiplos centímetros de comprimento; são fibras individuais que não se fundem com as adjacentes
Músculo estriado esquelético. Foto: Nephron [ CC-BY-SA-3.0 or GFDL ], via Wikimedia Commons A união das fibras musculares é feita pelo tecido conjuntivo , o que permite a atuação da força de concentração gerada por cada fibra sobre o músculo inteiro chegando a outras estruturas como tendões, ligamentos , aponeuroses e ossos.
As fibras individuais são organizadas em feixes – denominados fascículos – que são então organizados em grupos de fascículos, que formam o ventre muscular. Cada nível de organização é revestido por uma membrana de tecido conjuntivo e é atendido por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
Fibras Musculares Estriadas cardíacas: as células têm o formato de curtos cilindros, com um ou dois núcleos no centro da célula. Assim como as fibras musculares estriadas esqueléticas, as cardíacas também possuem estriações.
Quem descobriu a ilha de Madagascar?
Qual a base para um relacionamento da certo?
Como ser um bom jogador de RPG?
Onde e quando surgiu a Ginástica Acrobática?
O que faz um promotor de cartão?
Como integralizar veículo no capital social?
Como ser um bom suporte no FF?
Como a natação surgiu no mundo?
O que tenho que fazer para ser investigador?
Como surgiu a maioria das cidades da Europa no período medieval?
Quanto custa o curso de operador de monitoramento?
Como surgiu o rio Amazonas lenda?
Qual a função de um supervisor de logística?
O que é preciso para ser um bom veterinário?