Em suma, o Movimento Estudantil, num sentido mais amplo, é uma força jovem, com um espírito libertário que luta por demandas sociais para fazer justiça e a equidade dos povos. Não defende as ideologias imperialistas, nem os regimes totalitários, só busca a melhoria social e política de uma nação.
Destacamos que a atividade desenvolvida pelo movimento estudantil é de suma importância para o direcionamento político e da educação nopaís, como também para a universidade, pois sua participação promove um amadurecimento político em seus estudantes que se reflete na construção de uma sociedade mais justa e igualitária ...
Resposta: O movimento estudantil é policlassista, visto que seus militantes são oriundos de diferentes classes sociais. Outra característica é a transitoriedade dos protagonistas, já que há constante renovação dos alunos nas instituições de ensino.
União Nacional dos Estudantes (UNE) é uma organização estudantil brasileira, sendo uma das principais representantes de alunos do ensino superior do país, tendo sede em São Paulo, além de subsedes no Rio de Janeiro e Goiás.
O movimento estudantil brasileiro é o ativismo estudantil que participa de diversos momentos importantes da história do país desde o início do século XX. Por definição, os estudantes tem objetivos de causar mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais.
O movimento estudantil dispunha de várias organizações representativas: os DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), as UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e a UNE (União Nacional dos Estudantes), entre outras.
História. O movimento foi chamado Secundarista por estar relacionado ao nível de ensino do segundo grau (atualmente denominado de ensino médio). Em São Paulo, assim como os movimentos universitários, ele foi praticamente extinto pela Regime Militar de 1964.
Durante os anos 19, o movimento estudantil manteve uma feroz oposição contra os governos, indo desde protestos até a resistência armada contra regimes ditatoriais. Os confrontos entre as forças do estado e os movimentos estudantis eram e ainda são frequentes.
O objetivo do movimento sempre possui um cunho social. Ou seja, busca sempre mudanças políticas, ambientais ou econômicas. Também pode ser direcionado para reivindicações em uma escola ou faculdade. O movimento estudantil teve uma parcela grande de participação na luta contra a ditadura militar, por exemplo.
Uma das críticas ao movimento estudantil gira em torno de sua filiação a partidos políticos: defendem que por conta dessa filiação, sua singularidade é perdida e o movimento se torna um braço partidário nas universidades e escolas. Além disso, há críticas que dizem respeito à atuação dos movimentos estudantis na atualidade.
Segundo as estudantes Isabela Peccini e Julia Oliveira, em texto publicado na Revista Capitolina, os estudantes que participam de movimentos se encontram em atos, acampamentos, encontros, assembleias, plenárias ou reuniões. Em pauta estão assuntos relacionados à universidade ou escola sob um viés politico.
Como recuperar meu login no YouTube?
Como impedir que meus vizinhos usem minha internet?
Quanto custa a contenção do aparelho?
Como se livrar de uma pessoa tóxica?
Como criar equipe de classe no Teams?
O que fazer para matar a saudade do namorado?
Quanto tempo o antibiótico perde o efeito?
Como se fala o nome clara em inglês?
Quantos são os verbos irregulares?
O que não pode se fazer quando se tem tuberculose?
Como identificar uma pessoa que usa drogas?
O que significa a palavra perecer na Bíblia?
O que causa a hipersensibilidade dentinária?