Nas células eucarióticas o DNA encontra-se separado do citoplasma por uma dupla membrana que delimita uma organela de tamanho considerável, o chamado núcleo celular. Este foi descoberto por Robert Brown em 1833. O núcleo apresenta uma forma variável, contudo geralmente apresenta uma forma arredondada, lobulada ou oval.
Sistema de membrana: separam os diversos processos metabólicos por conta do direcionamento das moléculas absorvidas e das diferenças enzimáticas entre as membranas (que formam diversos compartimentos). Essa separação de atividades permite às células eucariontes maior eficiência e tamanho.
O núcleo é a característica mais marcante de uma célula eucarionte. É nele que encontramos a maior parte do DNA desse tipo celular. Ele se destaca por ser envolvido por duas membranas concêntricas, que, juntas, formam o chamado envoltório nuclear ou carioteca e separam o citoplasma do conteúdo nuclear.
DNA de uma célula humana apresenta um comprimento de quase dois metros. Para facilitar a organização do DNA dentro do núcleo celular, o mesmo é dividido em elementos chamados cromossomos. Por outro lado, quando as células se dividem, o DNA nos cromossomos se condensa em níveis maiores.
Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas (Fig. 1), e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo.
Núcleo. Situado geralmente no centro da célula, o núcleo apresenta uma membrana, a carioteca, que envolve o carioplasma, líquido onde estão imersos o nucléolo e a cromatina. O nucléolo é um corpúsculo relacionado com a formação dos ribossomos.
Três fatores são determinantes para a fluidez das membranas: temperatura; saturação dos lipídeos da bicamada; colesterol; comprimento das cadeias dos lipídeos; Bom, como a temperatura no organismo é praticamente constante, digamos que em estado normal a fluidez das membranas não é alterada.
A principal característica das células procariontes é que seu material genético não está envolto a uma membrana nuclear. Ele fica espalhado pelo citoplasma, em regiões conhecidas como nucleoides, onde fica o DNA circular do tipo cromossômico.
O DNA nas células eucarióticas apresenta-se de maneira linear, já nas células procariontes, mitocôndrias e plastos, é encontrado em forma de molécula circular. Curiosidade: Hoje é possível colocar genes de uma célula em outra através da técnica do DNA recombinante. Por meio dessa técnica, é possível produzir transgênicos, vacinas e medicamentos.
Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes. As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e ...
O DNA apresenta regiões específicas chamadas de genes, que são herdados de nossos pais. Esses genes são responsáveis pela produção de uma molécula de RNA, que serve para orientar a síntese de proteínas com base nas informações fornecidas pelo nosso DNA. É por isso que dizemos que o DNA contém todas as informações de um organismo, ...
O DNA teve sua estrutura descrita em 1953 por James Watson e Francis Crick em seu trabalho " Molecular structure of the nucleic acids " (em português, Estrutura molecular dos ácidos nucleicos) publicado na revista Nature. Esses pesquisadores deram o nome de dupla-hélice ao modelo proposto para descrever a estrutura do DNA.
O que é ser pedagogo mensagem?
Quem inventou o aperto de mão texto?
Quando a polícia pode entrar em uma residência?
Qual a diferença da proteína de soja clara e escura?
O que faz subir a água nas plantas?
O que comer no período da noite para emagrecer?
Qual o nome do profissional formado em marketing?
Qual a temperatura da água para o beta?
O que é ser uma pessoa inquieta?
Qual a transitividade do verbo permitir?
Como esses combustíveis se formam?
Quem está em regime aberto pode viajar para outro estado?
Onde está previsto o perdão judicial?
Como usar a panela de alumínio pela primeira vez?