Com o escalímetro, marque uma linha correspondente a um metro. O primeiro centímetro da régua, que está dividido em dez partes, corresponde aos centímetros. Use a linha feita anteriormente para determinar quantos centímetros ela equivale. Assim a primeira medida feita é referente aos metros e após os centímetros.
O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km.
Escala 1:200 quer dizer que uma parte no desenho correspondem a 200 partes na realidade, ou seja, 1 cm correspondem a 200 cm na realidade, ou 2 m.
Isso quer dizer que o escalímetro representa no papel uma parte real de um determinado terreno ou objeto mantendo as proporções de acordo com os seus respectivos tamanhos. Se for utilizada uma escala de 1:100, significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real.
Para calcular a escala, nos utilizamos a seguinte formula: D = dimensão real. Isso quer dizer que o escalímetro representa uma parte real de um terreno ou coisa presente no desenho, mantendo as proporções de acordo com os tamanhos de cada elemento do projeto.
Nº 3: possui as escalas 1:20, 1:25, 1:33, 1:50, 1:75, 1:100. Dentre esses, o escalímetro Nº 1 é o mais utilizado e por isso será explicado abaixo para qual finalidade as escalas são usadas.
Como escolher a escala certa? O primeiro passo para encontrar a escala de um projeto arquitetônico é encontrar o tamanho da folha que será usada. Uma folha A3, por exemplo, mede 2 mm. O maior tamanho da folha, portanto, é de 420 mm.
Qual o correto ao invés de ou em vez de?
Como se escreve ar condicionado correto?
Em qual tipo de solo e praticado o beach tennis?
Como escreve beiju de tapioca?
Como escreve bem intencionado?
O que é ser uma pessoa bem humorada?
O que quer dizer a palavra arrasada?
Como se chama um casal de 5 pessoas?