A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta.
A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
Acorde Ré (D) sendo dedilhado na tablatura simples O dedilhado deve descer do bordão até a “mizinha” e, na sequência, voltar de B para o D. Note-se, também, que o 0 sempre significa corda solta, e que o número seguinte significa qual casa pressionar.
Como a palavra "baixo" inicia com "b", o correto é contrabaixo, sem hífen. Veja algumas frases de exemplo: - O contrabaixo é um instrumento de cordas friccionadas por um arco.
Hammer-on: pode ser simbolizado pela letra "h" ao lado do número na tablatura, e, como indica o próprio nome, é uma "martelada". Feita pela mão esquerda, a técnica consiste na batida em determinada corda, sem o auxílio da mão direita.
Além das linhas, outros elemento que compões as tablaturas são o números. ... O número zero, portanto, significa corda solta, o número 1 representa a primeira casa, o 2 a segunda, e assim por diante.
As tablaturas são a maneira mais simples de representar solos de violão e guitarra. No primeiro contato com as tablaturas é necessário saber que existem 6 linhas paralelas onde cada uma representa uma corda do violão .
Por isso, essa técnica ficou conhecida também como Two-Hands. Existem outras dezenas técnicas menos comuns que não são padronizadas. O autor da tablatura deve, nesse caso, indicar o significado da notação em algum canto da tablatura para evitar confusões.
A tablatura pode ter mais linhas dependendo do baixo. Então estas quatro linhas ficam em baixo da notação tradicional: Cada linha representa uma linha do baixo, sendo a número 1 a corda mais fina e a número 4 a corda mais grossa do baixo. Os números colocados nas linhas indicam qual a casa a tocar em determinada corda:
Outra coisa que chama atenção nas tablaturas é a presença de símbolos os quais anunciam técnicas, como é o caso do “slide”, “hammer” e “tapping”, sobre os quais falaremos mais tarde. Se quero dizer ao músico que dedilhe o acorde Ré (D), basta escrever nas linhas da tablatura do seguinte modo (contaremos de cima para baixo, OK?):
O que é preciso para ser autônomo?
Qual a melhor direção hidráulica ou assistida?
Como fazer uma cobrança pelo WhatsApp?
O que é monitorização invasiva?
Como limpar controle remoto de portão eletrônico?
Porque a radioterapia faz cair o cabelo?
O que é epitélio escamoso é grave?
Qual os efeitos da nicotina no cérebro humano?
Como passar cal na parede com rolo?
Como tirar o PIN da tela de bloqueio Samsung?
O que é a absorção de nutrientes?
Pode desistir da ação e entrar novamente?
O que são produtos monofásico?