Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.
“A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela. Uma terapia bastante recomendada para acabar com a cárie, é o procedimento de restauração dentária, que pode ser feito com resina.
Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.
A cárie é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias que estão constantemente em nossas bocas, e que ao se juntar com os restos de alimentos, produzem ácidos que causam buracos nos dentes. A cárie se desenvolve principalmente quando se come muito açúcar e quando não se higieniza apropriadamente a boca.
Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.
A dentina é a parte do dente existente entre o esmalte e a polpa dentária. Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado.
Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
Como tratar a cárie sem anestesia e sem dor Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.
Quais são as causas? “A principal causa do surgimento de cárie no dente é a falta de higiene bucal”, explica a cirurgiã-dentista Leila Donni, da clínica Odonto Itanhangá.
Segundo a dentista Juliana Kruel, da Crie Odontologia, a doença é multifatorial. Os fatores de risco para que ela ocorra são: Alimentação cariogênica — baseada em alimentos que estimulam o desenvolvimento da cárie dentária, como os ricos em carboidratos fermentáveis, como pão branco, bolos, bolachas e doces;
Sendo 17 a média de dentes atacados por cárie em uma pessoa até essa idade. Apesar de ser uma doença bucal comum no país, a cárie pode se tornar um grave problema de saúde se não for diagnosticada e tratada a tempo.
Dente cariado tem cura por meio de tratamento adequado, que normalmente salva o dente e a saúde dentária. Porém, o prognóstico do quadro dependerá de qual fase se encontra a doença. O tratamento precoce e no estágio inicial costuma ser menos doloroso e mais barato do que o realizado em estágio avançado. Como tirar cárie?
É possível a alienação do estabelecimento?
Qual é o nome do povo que criou o nosso sistema de numeração?
Qual o tamanho de mala que cabe 23 kg?
Como citar Prefeitura Municipal ABNT?
Qual o uso do sal de cozinha na roupa?
Como funciona a criptografia 128 bits?
O que é instrumentalidade no trabalho profissional dos assistentes sociais?
Quais as vantagens e desvantagens da remuneração fixa?
Qual é o papel da leptina na obesidade?
Como consultar comprovante de débito automático Santander?
Quais são os animais que se reproduzem sozinhos?
Como são feitos os testes de sensibilidade para hanseníase?
O que significa ter Leão em Vênus?
Qual a diferença entre um compressor de baixa pressão e um de alta pressão?