“No período de formação do Sistema Solar, 15 bilhões de anos atrás, núcleos dos átomos de hidrogênio e hélio, os elementos mais simples, combinaram-se a altíssimas temperaturas, dando origem a elementos mais complexos, como o ouro”, afirma o geólogo Roberto Perez Xavier, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A história da Ouro e Prata começa em 1º de setembro de 1939, quando Willy Fleck e Raimundo Fleck fundaram a empresa Crissiumal para o transporte de carga e de passageiros. De lá para cá, o trabalho sério com forte investimento em pessoas, inovação e tecnologias só consolidou ainda mais a Ouro e Prata no mercado.
Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais.
Quase 3,5 toneladas de barras de ouro (que valem mais do que dinheiro, já dizia Silvio Santos), platina e diamantes caíram do céu e se espalharam pelos arredores do aeroporto Yakutsk, região russa da Sibéria, na última quinta-feira (15).
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
O símbolo químico dado à prata (Ag) deve-se ao seu nome em latim. A mineração da prata na Ática (Grécia) por volta de 1000 a.C. foi responsável pela riqueza ateniense (império grego). Essas minas foram exploradas até os tempos dos romanos.
Raimundo Fleck
Willy Eugênio Fleck
Viação Ouro e Prata/Fundadores
Existem várias hipóteses sobre como se forma o ouro, já que ele vem à superfície em vários tipos de rochas vulcânicas e sedimentares. O ouro é encontrado principalmente em dois tipos de depósitos: filão (veios em pedras duras) e jazidas (superfície).
Há dezenas de milhões de anos, a maior parte do ferro encontrado na superfície do planeta afundou da camada externa, conhecida como manto, para o núcleo da Terra. Ali, o ouro teria se misturado ao ferro e afundado junto com ele.
A hipótese deles é de que todo o ouro na crosta da Terra – ou a maior parte dele – sempre esteve presente no planeta. Para esses cientistas, o ouro teria se misturado com o ferro e migrado para o núcleo da Terra, enquanto uma proporção significativa – talvez 0,2% - acabou dissolvida em um "oceano" de magma a 700 km da superfície.
Estude, também, o processo de mineralização do ouro em geral, para determinar que segmento de uma determinada área pode conter ouro. Veja se a área de interesse é um depósito de filão ou de jazida, para determinar o equipamento e os métodos para garimpar adequados.
Qual brinquedo atual do Burger King?
Qual a região mais rica de Curitiba?
Qual é a melhor Lança para o zhongli?
Qual é o mais forte do time 7?
Qual Birads é considerado câncer?
Onde retirar o Bilhete Único SP?
Como ativar o monitor de movimento e preparo físico do celular?
Como saber se o disjuntor está em curto?
Quanto é o sócio torcedor do Santos?
O que é melhor inox ou aço escovado?
Quais são os pontos fracos do Brasil?
Como separar palavras com ditongo?
Quais os elementos da responsabilidade subjetiva?
Qual país tem a letra mais bonita?
Quais são as categorias do boxe feminino?
Quais são os elementos textuais de um relatório?