Um argilomineral muito comum em lâminas delgadas é a caulinita, que se forma por alteração de feldspatos (tanto feldspatos potássicos como feldspatos calco-sódicos). O processo é denominado de “caulinitização” ou “argilização”.
Os principais grupos de argilominerais são caulinita, ilita e esmectitas ou montmorilonita.
Os argilominerais são silicatos de alumínio hidratado. O ferro e o magnésio são encontrados nesses minerais como elementos de substituição do Al. Além disso, os metais alcalinos e alcalinos-terrosos também podem estar presentes como constituintes essenciais.
Os argilominerais 1:1 (grupo da caulinita) são formados pela superposição contínua de uma lâmina tetraédrica seguida de uma lâmina octaédrica [1]. ... As micas são minerais não expansivos, apresentam a presença de átomos de K entre as lâminas tetraédricas e substituição isomórfica parcial no tetraedro de Si [1].
O Grupo dos Filossilicatos é um subgrupo de minerais da Classe dos Silicatos que possuem uma estrutura constituída pela alternância entre folhas bidimensionais formadas por tetraedros de SiO4 polimerizados, e folhas bidimensionais formadas por octaedros coordenados, via de regra, por átomos de Mg ou Al.
Argila é o nome dado a um sedimento formado por partículas de dimensões muito pequenas, abaixo de 1/256 milímetros (4 micrômetros) de diâmetro. Esse sedimento pode ser formado por apenas um mineral argiloso, mas o mais comum é ser formado por uma mistura deles, com predomínio de um.
Alguns representantes dos minerais primários são: quartzo, feldspato, plagioclásio, moscovita, biotita, anfibólio, piroxênio e olivina. Alguns representantes dos minerais secundários incluem os minerais de argila: ilita, montmorillonita e caulinita.
A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.
Os argilominerais, também conhecidos como minerais secundários, são formadas por processos diagenéticos e hidrotermais de minerais pertencentes ao grupo dos silicatos, com exceção do quartzo. Esses processos ocorrem em duas partes: a desintegração e a decomposição das rochas.
Elas são um tipo de sedimento muito fino, com diâmetro inferior 1/256 milímetros (4 micrômetros). Que são formadas por um tipo de minerais que não são conhecidos por grande parte das pessoas: os argilominerais. Por mais que as argilas possam ser formadas por apenas um tipo de argilomineral, normalmente elas são formadas por uma mistura deles.
Os minerais argilosos são silicatos de alumínio hidratados de granulação fina, e principais constituintes dos argilominerais. Sua formula geral pode ser descrita como (Al,Mg,Fe) 4 (Si 4 O 10 ) (OH) 8, na medida que o alumínio pode ser parcialmente substituído pelo magnésio ou pelo ferro.
As argilas podem apresentar variadas cores, que variam de acordo com sua composição química. Embora as condições físico-químicas do ambiente de deposição dos sedimentos também sejam importantes. O pesquisador Jaime Pedrassani, criou uma relação entre as cores e a composição química das argilas.
Como saber a potência em watts?
Como faço para baixar o currículo Lattes?
Quais profissionais podem assinar art?
O que não pode faltar em uma recepção?
Como se divide herança entre irmãos?
O que consiste o desenvolvimento de uma dissertação escolar?
Pode tomar paracetamol e vitamina C?
Como se resolve uma inequação?
Quais são as principais drogas utilizadas no Brasil?
Qual a recompensa de Smoothie?
O que significa alma para Aristóteles?
Porque a camada de gelo funciona?
Como avisar a Vivo que a conta foi paga?
Qual a origem do aperto de mão?
Quanto ganha uma empregada doméstica da rainha Elizabeth?