Segundo a hierarquia urbana, as cidades globais estão no topo hierárquico. Elas sofreram mudanças significativas em sua estrutura decorrente do processo de globalização. Correspondem assim, aos centros mundiais urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais de maior desenvolvimento do mundo.
Há uma relação mútua entre cidades e globalização, pois o meio urbano estrutura e é estruturado pelo processo de integração espacial e econômica da sociedade global. O processo de expansão das tecnologias de transporte, comunicação e outros é, entre outros aspectos, profundamente espacial.
A hierarquia urbana refere-se à estrutura mundial de subordinação e organização econômica das cidades e suas redes. A hierarquia urbana é a ordem de organização entre os diferentes níveis de complexidade econômica das cidades.
Hierarquia urbana consiste numa forma de organização entre as cidades, onde os grandes centros urbanos apresentam influência sobre as médias e pequenas cidades. ... A hierarquia urbana está relacionada com o ranking de cidades, desde a menor até a que tem maior população.
Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
As 20 maiores cidades do mundo em 2021
Primeiro nível competição (global) : Nova Iorque, Londres, Tóquio + Paris, Toronto, México, Los Angeles, Miami, Sydney, Joanesburgo, Hong-Kong, Seul, Singapura, Miami, Zurique, Milão, Berlim, Madri, etc..
Inter-relações entre Cidades e Globalização O processo de expansão das tecnologias de transporte, comunicação e outros é, entre outros aspectos, profundamente espacial. Sendo assim, o meio urbano é uma das diretrizes mais afetadas no cerne desse contexto.
De centros industriais, essas cidades estão, em maior ou menor grau, transformando-se em centros decisórios, burocráticos e de poder, uma vez que abrigam as principais sedes de corporações, empresas e instituições públicas e privadas, além das bolsas de valores e estruturas que se encontram no centro da economia global atual. Não pare agora...
Cada Cidade da pesquisa REGIC se vincula diretamente à região de influência de pelo menos uma outra Cidade, vínculo esse que sintetiza a relação interurbana mais relevante da Cidade de origem. Imaginemos que a Cidade A está diretamente vinculada a região de influência da Cidade B, por exemplo.
Com o advento do sistema capitalista e, mais tarde, dos sucessivos processos de industrialização, as grandes cidades do mundo estavam atreladas ao desenvolvimento de suas indústrias, com suas respectivas capacidades de geração de emprego.