O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Ele é formado na organogênese, que é uma fase da nêurula (ocorre após a mórula, a blástula e a gástrula ). O tecido embrionário que dá origem aos ossos e demais partes do sistema esquelético é a mesoderme.
O esqueleto de um bebé é praticamente constituído por cartilagem, com o crescimento essa cartilagem torna-se osso através de um processo chamado de ossificação. Os ossos fundem-se e formam um só osso. Um exemplo dessa fusão é o crânio que se funde num osso grande por volta dos dois anos.
O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos, que atuam na sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, produção de células sanguíneas e armazenamento de alguns sais minerais, tais como cálcio e fósforo.
Assim como todos os tecidos conjuntivos, os tecidos ósseos e cartilaginosos se originam do mesênquima. As células do mesênquima se multiplicam, diferenciam-se e migram para as regiões apropriadas para a formação do esqueleto. Nesse sitio a formação dos ossos se faz a partir da ossificação das cartilagens.
O esqueleto de um bebê tem cerca de 270 ossos, enquanto que um adulto possui cerca de 206. Assim, pode-se perceber que o esqueleto humano diminui quando a pessoa chega à fase adulta. Isso acontece porque alguns deles se unem.
Anatomia e Fisiologia Animal. Ossos; Os ossos são estruturas rígidas, de formas variadas, que apresentam mesma origem e funções. ... Isso se deve ao fato de que, com o passar dos anos, alguns ossos fundem-se e, assim, o número de ossos tende a ser menor no indivíduo adulto. → Constituição dos ossos.
Os três grupos ósseos que compõem o pé são: Tarso, metatarso e falanges. O tarso é um termo coletivo para os sete ossos que compõem a estrutura. O tálus (osso do tornozelo) e o calcâneo localizam-se na porção posterior do pé.
As duas principais formas de desenvolvimento dos ossos são as formas endocondral e membranosa. Essa característica em particular, juntamente com a forma geral do osso é utilizada para classificar o sistema esquelético. As principais formas que são reconhecidas são:
As principais formas que são reconhecidas são: Estes ossos se desenvolvem através de ossificação endocondral, um processo no qual a placa de cartilagem hialina é lentamente substituída. Uma diáfise conecta as duas extremidades conhecidas como epífises. A cavidade medular é revestida pela diáfise, que é formada por osso compacto espesso.
Como sincronizar a agenda do celular Android com o Outlook?
Qual é o time preferido de Quadribol de Rony?
Como evitar infarto do miocárdio?
Qual o objetivo das atividades adaptadas?
Quanto tempo leva para um corpo se decompor?
Quais os objetivos do mapa de risco ambientais a ser elaborados pela CIPA?
Quem amamenta corre risco de engravidar?
Como plantar melancia e melão?
Com quantos anos cazuza morreu?
O que é soluto e solvente exemplos?
Qual a vantagem de ter um QI alto?
Quanto ganha um professor de reforço?
O que aconteceu nos anos 60 e 70?
Qual a capacidade de tiro da G2C 9mm?
Quanto se gasta com alimentação em Porto de Galinhas?