O pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. ... Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante.
O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”
O pretérito imperfeito é um tempo verbal usado para indicar ações que ocorreram no passado. Ele é conjugado nos modos indicativo e subjuntivo. Além dele, há outros dois tipos de pretérito: pretérito perfeito e o mais-que-perfeito.
Exemplo: "Se ele voltasse (pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo voltar) sairíamos (futuro do pretérito do indicativo do verbo sair)".
Terminações do pretérito imperfeito do indicativo (verbos regulares)
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.
Qual é a fruta mais rara do Brasil?
O que representa o elemento fogo?
Como dar zoom na tela do Netflix?
A terra e constituida basicamente por tres camadas?
Como fazer pesquisa reversa de imagem?
Qual o valor da energia mecânica?
Como é que os equinodermos se locomovem?
Qual a idade mínima para entrar no EJA?
Quantos genes têm o genoma humano?
Para que serve torno de madeira?
Quanto custa para abrir uma empresa de segurança privada?
Como colocar várias imagens no Word do mesmo tamanho lado a lado?
Qual filé de peixe mais saboroso?