Como se forma o sintoma neurótico?

Pergunta de Alexandre Castro de Baptista em 30-05-2022
(27 votos)

A neurose obsessiva se constitui a partir do mesmo mecanismo presente na histeria: o recalque, que é, por excelência, o mecanismo de formação da neurose.

O que é sintoma neurótico?

Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.


Como ocorre a formação de um sintoma?

Uma formação de compromisso, entre a pulsão recalcada e as forças repressoras defensivas. O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”.

Como Freud concebe o sintoma neurótico na psicanálise?

Na "Conferência XVII", Freud (1917[1916-17]/1996h) postula que os sintomas neuróticos têm um sentido que se estabelece de acordo com a vida dos indivíduos que dele padecem.

Como surge uma neurose?

Em um conceito geral, ela pode ser considerada, a priori, como uma doença psíquica. Assim, é possível entender neuroses como fenômenos gerados por um conflito psíquico, que envolve a frustração de um impulso instintivo.

FREUD (05) – NEUROSE E PSICOSE


44 curiosidades que você vai gostar

O que é e qual a origem das neuroses?

Neurose é uma antiga nomenclatura para o que hoje abrange diversos transtornos. O termo foi criado por William Cullen, no século XVIII, e agrupava todas as doenças relacionadas aos nervos . Em outras palavras, às “desordens de sentidos e movimento” causadas por “efeitos gerais do sistema nervoso”.

Qual o conceito de neurose?

O que é neurose:

Uma pessoa neurótica está permanentemente em conflitos psíquicos que a impedem de aproveitar a existência de forma prazerosa. A neurose geralmente tem início na infância e acompanha a pessoa por toda a vida, com grande indicação de psicoterapia para o seu tratamento.

O que é um neurótico para Freud?

Freud define a neurose como a expressão de um conflito entre os desejos do nosso inconsciente. ... Para ele, certos impulsos inconscientes são incompatíveis com a realidade exterior ou são impossíveis de serem concretizados, desenvolvendo-se no sujeito um intenso estado de ansiedade e mal estar geral.

O que é o sintoma para Freud?

Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).



Outras questões

Qual é a importância do arquivo de documentos?

Qual o normal para gordura visceral?

O que produz cabelo?

Qual o animal que tem dois estômagos?

Qual o tipo do pokémon Marshtomp?

Como representar o euro?

Quais são os dispositivos legais que sustentam a gestão democrática da escola?

Porque escabiose coça mais à noite?

Quem é usuário da Dough?

Quantos quilômetros tem 1 hora?

O que são as rochas metamórficas?

Quando o teste de gravidez da uma linha escura e outra clara?

Quem tem tireoidite de Hashimoto O que não pode comer?

O que é abstrato ou figurativo?

Quantos livros o brasileiro lê em média?

Quantas pessoas morreram por causa do césio 137?

Quando um átomo emite uma partícula α o seu número atômico diminui de 2 unidades e o seu número de massa dimin

Quanto tempo dura o arrependimento?

Por que sonhamos psicanálise?

O que acontece quando morre de fome?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com