Como se forma o sintoma neurótico?

Pergunta de Alexandre Castro de Baptista em 30-05-2022
(27 votos)

A neurose obsessiva se constitui a partir do mesmo mecanismo presente na histeria: o recalque, que é, por excelência, o mecanismo de formação da neurose.

O que é sintoma neurótico?

Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.


Como ocorre a formação de um sintoma?

Uma formação de compromisso, entre a pulsão recalcada e as forças repressoras defensivas. O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”.

Como Freud concebe o sintoma neurótico na psicanálise?

Na "Conferência XVII", Freud (1917[1916-17]/1996h) postula que os sintomas neuróticos têm um sentido que se estabelece de acordo com a vida dos indivíduos que dele padecem.

Como surge uma neurose?

Em um conceito geral, ela pode ser considerada, a priori, como uma doença psíquica. Assim, é possível entender neuroses como fenômenos gerados por um conflito psíquico, que envolve a frustração de um impulso instintivo.

FREUD (05) – NEUROSE E PSICOSE


44 curiosidades que você vai gostar

O que é e qual a origem das neuroses?

Neurose é uma antiga nomenclatura para o que hoje abrange diversos transtornos. O termo foi criado por William Cullen, no século XVIII, e agrupava todas as doenças relacionadas aos nervos . Em outras palavras, às “desordens de sentidos e movimento” causadas por “efeitos gerais do sistema nervoso”.

Qual o conceito de neurose?

O que é neurose:

Uma pessoa neurótica está permanentemente em conflitos psíquicos que a impedem de aproveitar a existência de forma prazerosa. A neurose geralmente tem início na infância e acompanha a pessoa por toda a vida, com grande indicação de psicoterapia para o seu tratamento.

O que é um neurótico para Freud?

Freud define a neurose como a expressão de um conflito entre os desejos do nosso inconsciente. ... Para ele, certos impulsos inconscientes são incompatíveis com a realidade exterior ou são impossíveis de serem concretizados, desenvolvendo-se no sujeito um intenso estado de ansiedade e mal estar geral.

O que é o sintoma para Freud?

Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).



Outras questões

Qual a tolerância para registrar o ponto?

Quais são os equipamentos de laboratório?

Quem preparou a última ceia?

Quais são as principais estratégias de comunicação?

Como imprimir boleto de pagamento do Hipercard?

O que é educação especial e inclusiva?

Qual diferença entre fertilizantes e adubos?

Como ter 2 famílias no The Sims 4?

Qual o melhor x64 ou x86?

Que cor de letra combina com fundo azul?

Qual o tempo ideal para fazer yoga?

Como calcular kWh de um aparelho?

Como ativar HDR Xbox séries S?

Quais os sintomas que antecedem um AVC?

Quem foram os namorados da Gina Weasley?

Pode alguém morrer por causa da enxaqueca?

Qual o plural de má formação?

Qual é a diferença entre PPRA e PGR?

Qual é o sinônimo de icônico?

Pode tomar dipirona para dor de ouvido?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com